Pacifista americana denuncia omissão da mídia sobre os 5 cubanos
Durante uma palestra realizada na cidade de Holguín, em Cuba, a pacifista norte-americana Cindy Sheehan denunciou o silêncio dos grandes meios de comunicação dos Estados Unidos a respeito das condenações impostas aos cinco agentes antiterrorismo cubanos, presos no país.
Publicado 19/11/2011 16:16
Presos no país desde 1998, acusados de espionagem, os cinco cubanos foram condenados a penas que variam entre 15 anos e prisão perpetua. Apenas um dos cubanos presos, René González, foi liberado após cumprir sua pena. Apesar disso, González terá que ficar por três anos nos EUA em liberdade supervisionada. Organizações que lutam pelos direitos humanos já pediram inúmeras vezes para que as penas fossem revistas por um tribunal imparcial.
Segundo Sheehan, além de não noticiarem informações sobre os cubanos, a mídia de seu país também promove propaganda negativa sobre a realidade cubana. A pacifista, que está em Cuba para participar de um Colóquio sobre o tema, afirmou que mantém um programa de rádio semanal, em que entrevista pessoas ligadas aos movimentos de solidariedade aos cubanos.
Além disso, a norte-americana disse também que mantém um blog sobre o assunto e que, recentemente, promoveu palestras sobre o tema em universidades de Chicago. Segundo ela, os jovens mostraram interesse na história, que pouco conheciam.
Com informações do Opera Mundi