Bebeta entrega Carta de Cruz Alta sobre a importância da FERROSUL

Em Audiência Pública Regional sobre a implantação da FERROSUL, na última sexta-feira (25) a vereadora Elisabeth Carvalho Zavaglia Silva, a Professora Bebeta do PCdoB, requerente da Audiência, entregou a Carta de Cruz Alta para o Deputado Estadual Raul Carrion, Presidente da Comissão da Ferrosul na Assembleia Legislativa.

A carta mostra que Cruz Alta e região têm um grande potencial logístico, não só em função de sua localização privilegiada e produção econômica, mas principalmente por sua grande malha ferroviária. Consta também na carta, que a FERROSUL vai colocar a nossa região nos trilhos da integração com o novo Brasil do desenvolvimento nacional.

De acordo com Bebeta, a ampliação das ferrovias nos estados da região sul é um pleito importante para a recuperação desse tipo de transporte para a economia gaúcha, “80% das cargas do Rio Grande do Sul são transportadas por meio de rodovias, o que gera um alto custo logístico e, em conseqüência, perda na competitividade com os demais estados. Além disso, dos 28 mil quilômetros de ferrovias privatizadas, 16 mil foram desativadas pelas concessionárias, aumentando ainda mais os prejuízos” disse Bebeta.

Segundo o Deputado Estadual Raul Carrion, a FERROSUL, é uma empresa pública com o objetivo de planejar, construir e operar ferrovias e sistemas logísticos na região sul que, além de transporte de carga, será utilizada para passageiros, um transporte com custo mais barato, seguro e ambientalmente sustentável.

“Com a implantação da Ferrovia da Integração do Sul S/A (Ferrosul), conforme estudos de viabilidade, teremos a volta ao sul do país dos trens de passageiros modernos e com velocidade superior a 120 km/h, como já acontece em diversos países” afirmou Carrion.

Também participaram da audiência o Deputado Estadual Pedro Westphalen do PP, os prefeitos de Cruz Alta e Santa Bárbara, Luiz Henrique do Ministério dos Transportes, Miguel Ângelo da ALL, Artur Santarém do Sindicato dos Ferroviários, José Guaraci, Presidente da UAMCA, além de secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias, entre outras autoridades e comunidade em geral.

De Cruz Alta,
Rodrigo da Luz de Jesus