Sem categoria

Britânicos fazem greve geral contra reformas na Previdência

Os trabalhadores da Grã-Bretanha prometem fazer nesta quarta (30) a maior paralisação geral dos últimos 30 anos. Cerca de 2 milhões de trabalhadores anunciaram que vão aderir ao movimento. A paralisação foi convocada como protesto às medidas em estudo pelo governo que sugerem nova base de cálculo para o pagamento de benefícios da Previdência Social e impõem mais tempo de atividades aos trabalhadores.

A greve geral dos britânicos ocorre depois de portugueses e gregos terem feito movimentos semelhantes. Os dirigentes sindicais de 30 entidades coordenam a ação. Os trabalhadores reclamam que terão de trabalhar mais tempo para atingir a idade de aposentadoria, yum retrocesso nas conquistas sociais.

Os sindicatos reagem às reformas, propostas pelo governo, de mudanças na Previdência Social do setor público. Pelas propostas, o cálculo das pensões, de acordo com os salários de fim de carreira pela média dos anos de trabalho, levará à redução de valores dos benefícios.

A paralisação atingirá escolas, órgãos públicos – como atendimento em centros de emprego, tribunais, museus, bibliotecas -, a área de inspeção de finanças, policiais e enfermeiros. Há ainda a expectativa de que funcionários dos aeroportos também paralisem as atividades.

O Trades Union Congress (TUC), plataforma que reúne 58 dos principais sindicatos do país, disse que será a maior mobilização em mais de 30 anos.

Nos últimos meses, a Grécia e Portugal viveram dias de paralisação. Nos dois países, os trabalhadores temem reformas propostas pelo governo sob o argumento de combater os impactos da crise econômica internacional. As medidas de austeridade sugerem corte de pessoal, redução de salários e benefícios.

Com Agência Brasil