Sem categoria

Celac é instrumento de libertação, afirmou Evo Morales

O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou que a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) será um instrumento que permitirá se libertar política e economicamente do imperialismo.

Em uma entrevista à Telesur, Morales afirmou que tem esperanças em que o novo bloco de países se some ao processo de descolonização.

"Há uma posição de como nos libertar da dominação imperial. Esse é um tema profundo. Depois de 500 anos de resistência indígena, 200 anos de independência, por fim juntamo-nos para libertar-nos", destacou.

Morales assegurou que na nova organização regional, sem a presença dos Estados Unidos, se poderá debater como fazer frente à crise energética, econômica e alimentícia que assola os países da região.

Também pediu aos países que se juntassem ao processo de descolonização que está sendo levado a cabo por algumas nações da Celac.

A Celac é formada por 33 países da América Latina e do Caribe sem a presença dos Estados Unidos nem do Canadá.

Morales explicou que essa aliança fortalecerá o processo de integração que está em curso na América do Sul desde a criação da Comunidade Andina de Nações (CAN). O primeiro passo que a Celac deve dar é constituir sua Secretaria Geral, depois coordenar o trabalho dos ministérios de todos os Estados membros para debater os assuntos de interesse comum.

A respeito, assinalou que esse trabalho deve ser realizado pelas chancelarias para tocar os temas econômicos, produtivos, entre outros.

Destacou que a região tem todas as riquezas necessárias para se consolidar como uma potência.

Morales opinou também que uma das políticas da Celac é a universalização da saúde e da educação, já que são um direito humano e não um negócio privado.

Prensa Latina