Sem categoria

Homens são chamados a participar do dia de luta contra violência

Será comemorado, nesta terça-feira – 6 de dezembro – o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, data instituída pelo governo do ex-presidente Lula. A comemoração faz parte das atividades da 21ª Campanha Internacional 16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero.

Homens são chamados a participar do dia de luta contra violência

O dia 6 de dezembro lembra o Massacre de Mulheres de Montreal (Canadá). Em 1989, nessa data, um estudante entrou armado numa escola politécnica da cidade. Gritando que queria acertar apenas as feministas, o atirador matou 14 alunas. A tragédia inspirou a Campanha do Laço Branco, mobilização mundial de homens pelo fim da violência contra as mulheres.

“Vamos pedir aos homens que usem branco, em homenagem às mulheres vítimas de violência doméstica no Brasil, e ao Massacre da Escola Politécnica de Montreal, em Quebec, no Canadá, em 1989. Quatorze estudantes de engenharia mecânica foram mortas, e 13 foram feridas por Marc Lépine, que odiava feministas”, destacou a coordenadora da bancada feminina da Câmara, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP) .

Para a bancada feminina na Câmara, a mobilização ajuda a conscientizar o sexo masculino sobre a importância de se respeitar os direitos da mulher. “Quando os homens se envolvem é porque a campanha está dando resultado. Precisamos trabalhar a questão do gênero, a mudança de paradigmas e a divisão de papéis. A Lei Maria da Penha, sancionada pelo ex-presidente Lula, em 2006, é um passo importante, mas o caminho ainda é longo”, disse a deputada Dalva Figueiredo (PT –AP).

Além de punir os agressores, a Lei Maria da Penha estabelece a criação de Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher com acompanhamento de profissionais especializados nas áreas psicossocial, jurídica e de saúde.

No mesmo dia, a bancada feminina participa de três debates às 18h, no plenário 3. O primeiro sobre “A questão étnica no Ano Afrodescendente” com a ministra Luiza Bairros, da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial. O segundo, sobre o tema “A contribuição do Judiciário na Promoção da Igualdade de Gênero”, com a ministra Carmem Lúcia Antunes Rocha, do Supremo Tribunal Federal (STF). E o terceiro sobre a “Saúde da Mulher e a Obstetrícia” com representantes da Faculdade de Obstetrícia da Universidade de São Paulo (USP).

A 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que acontecerá de 12 a 15 de dezembro, em Brasília, encerrará a programação da campanha dos 16 Dias de Ativismo. A ex-presidente do Chile e diretora executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet – que luta pela participação igualitária entre homens e mulheres na política – já confirmou presença no evento.

Fonte: Informes PT