Sem categoria

Partido de Putin sai na frente; comunistas avançam

O Partido Rússia Unida, de Vladimir Putin, venceu as eleições legislativas de domingo (4) na Rússia. Mas o partido retrocedeu cerca de 18 pontos percentuais em relação às eleições de 2007, quando obteve 64,3% dois votos.

Segundo os dados da apuração ainda não concluída, o Rússia Unida obteve 47,3% dos votos e elegeu 220 deputados, uma perda de 33 mandatos, já que tinha conquistado 253 cadeiras em 2007. Se esses dados se confirmarem, o partido de Putin perderá a maioria absoluta. É uma vitória com sabor de derrota

O resultado mais sensacional foi o obtido pelo Partido Comunista da Federação Russa. Os comunistas duplicaram seu percentual em relação a 2007, obtendo agora 20,3% dos votos.

Seguem-se o Rússia Justa (social-democrata, próximo de Putin, 13,4%) e o Partido Liberal Democrata de Vladimir Jirinovski (nacionalista, 13,4%).

Na sede do Rússia Unida, um dos dirigentes do partido, Boris Gryzlov, falou aos jornalistas: “Esperamos ainda conseguir a maioria. Podemos dizer que continuamos a ser partido no poder”.

Os resultados da eleição de domingo na Rússia lançam dúvidas sobre o futuro do país. Putin, dizem as pesquisas, irá ganhar as eleições presidenciais. Mas seu poder estará mais reduzido e o líder pode não ter a mesma força para governar com seu estilo unipessoal. Por outro lado, o avanço eleitoral dos comunistas abre mais possibilidades de luta social, num país que devastou as conquistas do socialismo.

Com agências