PCdoB-RJ participa do encontro nacional do Partido sobre racismo

Nos dias 3 e 4 de dezembro, foi realizado, em São Paulo, na sede nacional do PCdoB, o 1º Encontro Nacional de Combate ao Racismo e às Desigualdades Sociais do Partido.

O encontro foi organizado pelo Comitê Central, através da sua Coordenação Nacional de Combate ao Racismo, da Secretaria Nacional de Movimentos Sociais e da Fundação Mauricio Grabois.

O Rio de Janeiro esteve representado por Raimunda Leone, integrante da Coordenação Nacional de Combate ao Racismo e membro do Comitê Central (CC); das dirigentes nacionais da Unegro: Monica Custódio, Coordenadora Estadual de Combate ao Racismo do PCdoB/RJ; Cláudia Vitalino, Secretaria de Combate ao Racismo do PCdoB-Rio e Conceição d’Lissá, da Executiva Municipal do PCdoB de Duque de Caxias; e por Antônio Carlos dos Santos, da direção estadual da UNEGRO/RJ.

Para Antônio Carlos, “o encontro é parte do esforço do PCdoB para desenvolver uma formulação política sobre o racismo e as estratégias necessárias para sua superação a partir de uma perspectiva marxista, que possa dar respostas aos desafios de hoje e da construção do socialismo no Brasil. A luta contra o racismo é estratégica para o Partido”.

“Atualmente segundo os dados do censo 2010, 51 % da população brasileira são negros ou pardos, a maioria sofre com os baixos salários, serviços públicos deficientes ou inacessíveis e moradias de péssima qualidade. Considerando o processo de formação do Brasil, que inclui um período de cerca de 350 anos de regime escravista e a marginalização da população negra, que geraram desigualdades no campo econômico, educacional, político e cultural, combater o racismo e suas consequências é tarefa de todos os comunistas e não apenas dos militantes da frente antirracista”, definiu Antônio.

O encontro que reuniu os principais quadros da luta contra o racismo do Partido, contou também com a presença do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, e da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial Luiza Bairros.
Foi aprovado ainda um documento que após ser aprovado pelo CC deverá ser debatido em todas as instâncias partidárias. Dentre as suas indicações está a criação da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PCdoB.