Neymar é eleito Craque do Brasileirão; Dedé é o Craque da Galera
Na noite desta segunda-feira (5) a CBF realizou a cerimônia de entrega do Prêmio Craque do Brasileiro, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. O atacante santista Neymar Junior foi eleito o melhor jogador do Brasileirão 2011. Como santista embarcou na segunda-feira (5) para o Japão, onde o clube disputará o Mundial de Clubes da Fifa, seu pai recebeu o troféu de melhor jogador do principal torneio nacional. Neymar também foi eleito o melhor atacante da competição.
Publicado 06/12/2011 10:57
O jogador vascaíno Dedé foi o segundo colocado. Se vencesse a disputa esse seria um fato inédito. Nunca um defensor levou o título. Em votação pela internet, Dedé conquistou o prêmio de Craque da Galera, superando Neymar e Liédson e também foi considerado o melhor zagueiro da competição.
Dos 11 jogadores de cada posição escolhidos pela premiação, dez foram convocados pelo técnico Mano Menezes para defender a Seleção Brasileira neste ano. Todos estiveram presentes na conquista do Superclássico das Américas, em setembro, no duelo contra a Argentina. Apenas o lateral-direito Fágner não vestiu a camisa canarinho nesta temporada. Apesar de ter ficado com o segundo lugar no campeonato, o Vasco foi o time com mais jogadores selecionados.
De acordo com a premiação, os melhores jogadores da temporada foram: Jefferson (Botafogo), Fágner (Vasco), Dedé (Vasco), Réver (Atlético-MG) e Bruno Cortês (Botafogo); Ralf (Corinthians), Paulinho (Corinthians), Diego Souza (Vasco) e Ronaldinho Gaúcho (Flamengo); Neymar (Santos) e Fred (Fluminense).
Bolas de Ouro e Prata
Na premiação da revista Placar e dos canais ESPN, também realizada na segunda-feira (5), Neymar conquistou a Bola de Ouro como melhor jogador do Campeonato Brasileiro, levou a Bola de Prata de melhor atacante do campeonato e, ainda, a Chuteira de Ouro 2011.
A premiação ocorreu no mesmo dia em que o atacante soube que estava fora da disputa da Bola de Ouro da Fifa — os finalistas são Leonel Messi (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Xavi Hernández (Barcelona). O brasileiro ainda disputa o prêmio Puskás, que elege o gol mais bonito do ano. Estão na final os gols de Messi e Wayne Mark (Manchester United). Os internautas podem eleger o gol mais bonito aqui
O brasileiro ainda pode fazer história na escolha da Seleção Mundial da Fifa de 2011. O santista é o único dos 55 finalistas a não jogar na Europa. A votação é feita pelos mais de 50 mil jogadores profissionais do mundo todo.
Da redação do Vermelho,
Vanessa Silva com agências