Sem categoria

Brasil é 3º país mais atrativo para investimento estrangeiro

O Brasil é o terceiro melhor destino do mundo para a atração de investimentos estrangeiros em 2011, de acordo com o Índice de Confiança de Investimento Estrangeiro Direto 2011 (FDI, na sigla em inglês). O levantamento realizado pela consultoria A.T. Kearney é feito a partir da perspectiva de altos executivos das maiores empresas globais, e conta com a China em primeiro lugar (posição que ocupa desde 2002), seguido da Índia.

Em 2010, os brasileiros ocupavam a quarta colocação no índice, lugar que agora se encontra os Estados Unidos, que caiu duas posições de um ano para o outro. A nova definição nas posições mostra uma mudança das intenções de investimentos rumo às economias em desenvolvimento, que ocupam mais da metade das 25 primeiras posições do ranking.

O nível de otimismo com a economia brasileira em relação ao ano passado aumentou na nova medição, e chegou a 46%. Mais de um terço viu melhorias na China (34%) e na Índia (37%). Os autores do estudo ressaltam que os investidores estão procurando mercados internos mais atrativos, que promovem maior inserção de consumidores, como o dos países em desenvolvimento. O nível de confiança elevado nessas economias mostra otimismo em relação ao desempenho delas nos próximos anos.

O país que mais subiu no ranking foi Cingapura, que pulou 17 posições em um ano e ficou em sétimo lugar, seguido por Indonésia, que saltou do 20º para o nono lugar, e Malásia, que saiu do 21º para o décimo lugar.

O relatório também aponta para uma recuperação no nível de investimento estrangeiro direto das empresas, com 55% dos entrevistados afirmando que retomaram o nível atingido antes da crise. Um quinto deles disse que não esperava que ele retornasse a esse patamar antes de 2014. Mais de 60% deles, no entanto, seguem cautelosos, acreditando que a crise na zona do euro e nos Estados Unidos mudou significativamente o ambiente global de negócios.

Fonte: Valor