Deputado Assis cumpre agenda em Passo Fundo

O deputado Assis Melo (PCdoB-RS) esteve na última quinta-feira (1), durante todo o dia, em Passo Fundo, onde se reuniu com lideranças políticas e sindicais, empresários, imprensa, trabalhadores e companheiros do partido. A agenda extensa foi acompanhada pelo vereador da cidade, Juliano Roso (PCdoB-RS).

Assis Melo cumpre agenda em Passo Fundo - Rochele da Veiga/Divulgação

Além de ouvir as demandas dos diversos setores da cidade, Assis pode divulgar aos trabalhadores e comunidade suas propostas e projetos discutidos e realizados na Câmara.

O primeiro compromisso do deputado, às 9h, foi a participação em entrevista na Rádio Uirapuru, no programa apresentado pelo jornalista JG. A terceirização e a desoneração da folha de pagamento foram os temas abordados na conversa.

Sobre a terceirização, Assis explicou por que ela precariza os direitos dos trabalhadores e da sua proposta de levar o projeto para discussão no Plenário, onde o debate seria ampliado a outros parlamentares, e a chance de aprovar o projeto sem retrocessos seria maior. Sobre a desoneração, enfatizou que ela não pode trazer prejuízos à previdência social.

O próximo compromisso, às 9h30min, foi na Rádio e Jornal Diário da Manhã. No programa de rádio Realidade, da jornalista Marcia Machado, foram ressaltados o fim do fator previdenciário e a terceirização.

Assis colocou que em primeiro lugar é preciso acabar com o fator previdenciário para depois se discutir alternativas a ele. “Só aqui no Brasil os trabalhadores têm que abrir mão de parte do salário quando se aposentam. Dependendo da idade, o trabalhador perde até 40%”, observa.

Na entrevista concedida à jornalista Beatriz Scariot, do Diário da Manhã impresso, Assis falou sobre o fim do fator previdenciário, redução na jornada de trabalho, terceirização, projeto que prevê a lavagem de uniformes pelas empresas e demissões sem justa causa.

Beatriz também abordou um fato importante que ocorreu em Passo Fundo na semana passada que foi a contaminação por amônia de 13 trabalhadores de uma empresa multinacional e que, segundo os funcionários, a empresa comunicou que descontaria dias de trabalho. Como o deputado é também presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, a jornalista pediu a sua opinião sobre a entrada de multinacionais no país.

“As leis trabalhistas servem para todos. Se uma empresa multinacional vem para o país ela deve saber quais as leis do país e respeitá-las”, diz.

Sobre o ocorrido com os trabalhadores, Assis disse que a empresa tem que ser multada por colocar a vida dos trabalhadores em risco. Além disso, que os trabalhadores devem procurar os sindicatos ou o Ministério do Trabalho para orientações, pois a empresa não pode descontar dias de trabalho. E se o trabalhador precisar ficar mais de 15 dias afastado do trabalho, deverá ser encaminhado ao INSS.

Às 10h, Assis se reuniu com lideranças sindicais de Passo Fundo e Lagoa Vermelha para ouvir as demandas do setor, na Câmara de Vereadores. Assis também pediu apoio dos sindicatos contra o fim do imposto sindical e destacou: “o imposto sindical é para que a classe trabalhadora tenha avanços e se mantenha fortalecida”.

Participaram Jorge Balejos, Sindicato da construção Civil; Edison Freitas, presidente dos Sindicato Trabalhadores da Construção Civil; Vianei Ponzoni, Secretário Geral do Sindicato dos Rodoviários; Almeri Castro, presidente do Sindicato dos Comerciários de Lagoa Vermelha; Gilberto Boeira, presidente do Sindicato dos Rodoviários; Alberi Ceolin, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Juliano Roso, vereador e secretário de Juventude do PCdoB Passo Fundo; Benhur Tiecher, membro da Direção Municipal do PCdoB; Luciano Pimentel, professor, ex-dirigente sindical; Ailton Araujo, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos; José Inácio da Rosa, Conselho 1/1.000 do CPERS; Jaison Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação e Limpeza (SINDILIMP).

Antes de encerrar as atividades da manhã, Assis se reuniu com o diretor-geral da empresa Kuhn Metasa, Mário Wagner, e o diretor comercial, Evandro Henrique Fülber. Na conversa, foi destacado o papel do Brasil frente à questão da alimentação, com foco no setor agrícola que é uma das maiores fontes de riqueza do país. Os empresários também ressaltaram a dificuldade em encontrar mão de obra especializada.

Na empresa Metasa, ao meio-dia, Assis entregou a cada trabalhador o boletim do seu mandato, com o objetivo de prestar contas de suas lutas e realizações na Câmara dos Deputados, em defesa da classe trabalhadora. Em seguida, almoçou na Kuhn, junto com os trabalhadores.

A agenda da tarde iniciou às 14h, com entrevista à jornalista Amanda Scharr do Jornal O Nacional. Entre os tópicos abordados, destacou-se o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), recém lançado pela presidenta Dilma Rousseff.

Sobre o tema, Assis enfatizou a necessidade de um projeto nacional de desenvolvimento, com foco tecnológico e científico. Também ressaltou a importância do Pronatec que inclui ensino médio e profissionalizante ao mesmo tempo, para a formação técnica e ampliação do conhecimento. Mas o deputado também reconhece que as empresas precisam de uma solução mais imediata para o problema da falta de mão de obra qualificada.

Assis Melo também se encontrou com o prefeito de Passo Fundo, Airton Lângaro Dipp (PDT-RS). Em meio à conversa, o prefeito contou com orgulho que conseguiu atrair diversas empresas à cidade, inclusive do setor metalmecânico, mas enfatizou as reclamações do empresariado quanto à falta de trabalhadores com formação especializada.

O próximo compromisso, às 15h30min, foi na Rádio Planalto. Assis participou do programa do jornalista Ari Machado e falou dos projetos e de sua agenda na cidade.

Às 16h, o deputado esteve na Semeato para reunião com o diretor da empresa, Roberto Rossato. O empresário ressalvou problemas, como crédito, juros altos e câmbio e falou da perda de mercado para a Ásia e Europa. Segundo Rossato, a empresa ainda exporta porque tem uma tecnologia agregada que os chineses ainda não têm. E complementa: “o empresário precisa de mais incentivos”.

O deputado, que lidera a Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento Econômico e Valorização do Trabalho, se comprometeu em apresentar as demandas do setor empresarial e dos trabalhadores na Câmara para que seja realizado esse debate com demais parlamentares.

Após, o deputado Assis Melo retornou à Câmara de Vereadores, às 16h30min, para se encontrar com o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Passo Fundo, Luiz Miguel Scheis (PDT-RS). Na ocasião, concedeu entrevista à TV Câmara.

Depois regressou à Metasa, às 17h, para conversar com os trabalhadores e trabalhadoras da empresa, e entregar o informativo com informações sobre o mandato na Câmara.

Para finalizar a agenda em Passo Fundo, Assis jantou com pré-candidatos, direção do partido e convidados, na sede do Grupo Tradições Folclóricas Guapos da Agronomia. Estiveram presentes, o secretario de Desporto e Cultura, Alex Necker, e o vereador de Pontão, Valdir Rodrigues (PCdoB-RS), e demais camadas e lideranças do partido.

Para o Vermelho,
Rochele da Veiga