Sem categoria

Impasse na UE: Alemanha rejeita combinação de fundos de resgate

A Alemanha teria rejeitado a proposta de combinar o atual fundo de resgate europeu com outro fundo permanente, disse um representante alemão em Berlim a jornalistas, sem se identificar porque as negociações são privadas.

Segundo ele, a Alemanha vai se opor a qualquer tentativa de alterar a sequência combinada, pela qual o Mecanismo de Estabilidade Europeu (ESM, na sigla em inglês) vai ficar no lugar do atual fundo de resgate em um determinado prazo.

Divisão

Os 27 integrantes da União Europeia estariam divididos sobre as últimas propostas para tirar a zona do euro da crise. Os líderes europeus se reúnem amanhã e depois em Bruxelas para discutir soluções para os problemas da dívida.

A iniciativa franco-alemã por laços econômicos mais estreitos foi apoiada pelo secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, que, em visita pela Europa, pediu aos governos que trabalhem com os bancos centrais visando à construção de uma barreira de proteção "mais forte" para colocar um fim na crise.

A fonte alemã disse que nem todos os participantes da União Europeia avaliaram de forma consensual a gravidade da situação à luz das pressões por um acordo no encontro de Bruxelas. Se o bloco europeu não obtiver um consenso (a Inglaterra não quer se submeter às novas regras de disciplina fiscal), o grupo de 17 países que usam o euro deve ir em frente com uma mudança no tratado da União Europeia se necessário, acrescentou.

Euro em queda

O euro deixou os ganhos iniciais frente ao dólar e ao iene após os comentários desse informante. Dois dias atrás, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, disseram em Paris que eles aceitaram pressionar os demais líderes europeus a apoiar os planos para trazer o Mecanismo de Estabilidade Europeia de 500 bilhões de euros em 2012, um ano antes do previsto.

Esse fundo em combinação com o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira, de 440 bilhões de euros, elevaria os recursos anticrise para 940 bilhões de euros em 2012.

Fonte: Bloomberg News, traduzido pelo Valor