Sem categoria

José Pereira dos Santos: MTE precisa ser forte

Em vários períodos da história brasileira, tivemos um Ministério do Trabalho forte e atuante. Aliás, João Goulart, um dos nossos presidentes da República, fez seu nome exatamente no Ministério do Trabalho, no governo Vargas.

Por José Pereira dos Santos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região

Com a redemocratização, no final dos anos 80, começo dos 90, o Ministério recuperou parte de seu peso, que havia sido reduzido por força da ditadura, quando o Ministério mais atrapalhava que ajudava, até porque tinha o poder de intervir, politicamente, em Sindicatos.

De lá para cá, o esforço tem sido de reorganizar o Ministério (agora, do Trabalho e Emprego), para que a Pasta esteja à altura da nossa classe trabalhadora e tenha um papel efetivo na melhoria das relações capital-trabalho.

Carlos Lupi até que tentou, mas não conseguiu somar forças que convergissem para o fortalecimento do Ministério. Por causa disso, foi gestor de uma Pasta sem recursos suficientes e com uma máquina desmantelada e desmotivada. Louve-se, no entanto, seu empenho pessoal em causas nobres, como o combate ao trabalho infantil e ao trabalho escravo, onde o Brasil teve avanços reais.

Outro aspecto positivo que destaco em Lupi foi sua capacidade de diálogo, mantendo sempre meios de entendimento com as Centrais Sindicais e também com entidades patronais. De origem humilde, Lupi soube se manter simples e democrático.

Mas há que se fazer mudanças e melhorias. O governo Dilma, que tem raiz trabalhista, precisa dispor de um Ministério do Trabalho e Emprego mais forte, estruturado e com políticas efetivas. Uma dessas políticas é a formação profissional, que requer ações urgentes. Outra ação é o fortalecimento das fiscalizações nos ambientes de trabalho, principalmente no combate aos acidentes.

Agora, esperamos que a presidente Dilma tenha sabedoria para fazer a escolha certa. E a escolha certa é por um ministro verdadeiramente capaz de fortalecer a Pasta do Trabalho e Emprego e atuar na melhoria das relações capital-trabalho. É isso que esperamos.

Parabéns, Guarulhos – Amanhã, Guarulhos completa 451 anos. Eu, que cheguei à cidade como migrante, sendo sempre muito bem recebido, só tenho a agradecer. Agradecer e conclamar o esforço coletivo, acima de interesses individuais, na construção de uma cidade mais desenvolvida e com inclusão social.

José Pereira dos Santos é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região. E-mail: [email protected]

Fonte: Força Sindical