UBM realiza movimento pela igualdade de gênero

Um movimento na Praça da Bandeira em Santa Rosa chamou a atenção de quem passou pelo local na manhã deste sábado, 10 de dezembro. Vestidos com camisetas rosa pink, homens e mulheres distribuíram folders e poemas com mensagens contra a opressão e violência contra as mulheres e em prol da igualdade de gênero.

Movimento ocorreu na Praça da Bandeira, em Santa Rosa. - Divulgação

Um varal literário, desenvolvido por integrantes da ASES, também foi instalado na Praça da Bandeira, com o objetivo de chamar a tenção para a campanha do Laço Branco, desenvolvida por homens que lutam pelo fim da violência contra as mulheres.

O movimento foi organizado pelo Núcleo da União Brasileira das Mulheres – UBM, constituído em Santa Rosa em 14 de julho deste ano, e fez parte da programação dos 16 dias de Ativismo, coordenados pelo Gabinete da Vice-Prefeita, através da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres.

Para a presidente da UBM em Santa Rosa, Maria Feiden, “Com as diferentes lutas feministas, possibilitou-se a visibilidade da violência de gênero, como uma questão a ser enfrentada nos direitos humanos, por uma sociedade menos individualista”.

A campanha pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que acontece simultaneamente em 159 países, iniciou em todo Estado em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres,com uma série de atividades que culminaram no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Fonte: www.zulupa.com.br