Zito Vieira toma posse como secretário de Esporte e Lazer de BH

Nesta segunda-feira (12), em cerimônia muito prestigiada, foi empossado o secretário Municipal de Esporte e Lazer de Belo Horizonte, Zito Vieira (PCdoB). O evento aconteceu no salão nobre da prefeitura da capital e contou com a presença do Ministro de Estado do Esporte, Aldo Rebelo, do prefeito Márcio Lacerda e da deputada federal e presidente do PCdoB Minas, Jô Moraes.

 

Também compareceram ao evento a presidente do PCdoB de BH, Dalva Stela, o vice-presidente do PCdoB Minas, Wadson Ribeiro, os deputados federais Paulo Piau (PMDB), Miguel Correa Jr. (PT), Gabriel Guimarães (PT) e dos deputados estaduais Carlin Moura (PCdoB) e Paulo Lamac (PT), lideranças sociais e representantes dos times de várzea da cidade.

Em seu discurso de posse Zito Vieira disse que a política é uma atividade fascinante. “Se não fosse a política viveríamos na barbárie”, disse. O novo secretário destacou pontos importantes para a secretaria como a valorização do esporte amador, a preparação para a Copa do Mundo de Futebol, a formação de atletas para as Olimpíadas de 2016, o incentivo à vida mais saudável e a luta contra o envolvimento de crianças e jovens com o tráfico de drogas. “Temos que parar de perder nossas crianças para o tráfico e o esporte é a profilaxia para este mal”, declarou Zito Vieira. Emocionado Zito agradeceu a presença de todos e lembrou sua origem no Vale do Jequitinhonha. “A vida é breve. Não há tempo, definitivamente, para aprender tudo. Tampouco para fazer tudo. Só o essencial vale a pena”, proferiu o novo secretário.

O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, elogiou o novo secretário e reafirmou o compromisso da administração municipal com o Esporte. “Zito, percebo em sua fala que você assume esta tarefa como um compromisso de vida. Temos muito a ganhar com a sua presença na prefeitura”, declarou o prefeito. O prefeito também agradeceu ao ministro Aldo Rebelo pelos investimentos do Ministério do Esporte na cidade e lembrou que só o Programa Segundo Tempo envolve mais de 16 mil crianças em Belo Horizonte. Por fim o prefeito reiterou que o compromisso da administração é “radicalizar a democracia, a participação popular e a eficiência de gestão em uma administração de centro-esquerda”.

O último a falar foi o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que disse que a intenção do Ministério é ampliar a sua presença na capital mineira e declarou que o andamento das obras para a copa do mundo de 2014 está em níveis satisfatórios em Belo Horizonte. Aldo mencionou a participação de Belo Horizonte na História do Brasil, na política, na música, na literatura e no esporte para demonstrar a importância da cidade para que o Brasil continue no caminho do progresso.

Ao final do evento o novo secretário foi muito cumprimentado por todas as lideranças presentes. Todos demonstraram seu entusiasmo e a convicção de que a política de Esporte de Belo Horizonte entra em uma nova fase, com grandes possibilidades e tendo à sua frente uma pessoa à altura destes desafios.

Da redação do Vermelho-Minas