Urbanitários realizam ato contra a privatização da Compesa

 Nesta terça-feira (13), O Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco – Sindurb-PE (representante dos trabalhadores da COMPESA), a Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste (FRUNE) e o movimento popular realizaram um ato político contra a privatização da Compesa. 

 O Sindurb-PE, a FRUNE e o movimento popular são contra a Parceria Público Privada (PPP) na COMPESA por entenderem que representa uma nova modalidade de privatização.

Todos lembram a revolta da população pernambucana em razão da privatização da CELPE e das abusivas tarifas de energia cobradas desde então pela CELPE, gerando indignação em toda a sociedade. Com a COMPESA, a situação será a mesma, as tarifas de esgoto serão elevadas.

Segundo Edvaldo Gomes, Presidente da FRUNE, se a COMPESA for privatizada, a população de baixa renda será a maior vítima. “Quem não puder pagar terá seus serviços cortados ou o acesso dificultado, não existirá responsabilidade social, o que existirá será a busca do lucro fácil”, alerta Gomes.
 
O saneamento é um segmento da infraestrutura do Estado que tem relação com a saúde pública, inúmeras doenças (como filariose e leptospirose) são transmitidas quando não existe saneamento básico. Portanto, é um serviço de extrema relevância para a saúde da população.

 

O Sindurb-PE, a FRUNE e o movimento popular defendem a Parceria Público-Público, como o saneamento integrado nos bairros de Mustardinha, Mangueira e outros, em que a Prefeitura do Recife e a COMPESA promoveram o saneamento ambiental naquelas localidades, proporcionando saúde e qualidade de vida aos moradores destas comunidades. Através da Lei 11.107/2005, podem ser constituídos os consórcios públicos entre Governo do Estado (COMPESA) e prefeituras, formalizados os contratos de programa com as ações necessárias para a realização dos serviços e a busca da universalização dos serviços de saneamento.

 

Diante desta situação de extrema gravidade, o Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco (Sindurb-PE), a Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste (FRUNE) e movimento popular realizarão o ATO para denunciar e esperam que as lideranças sociais e políticas e a grande imprensa pernambucanas se solidarizem com esta luta tão fundamental para toda a sociedade de Pernambuco.