Sem categoria

Alemanha quer reabrir fundo de resgate a sistema financeiro

O governo da chanceler alemã, Angela Merkel, quer reabrir o fundo de resgate do sistema financeiro do país para ajudar credores que enfrentam elevada inadimplência e reduzir o risco sistêmico como resultado da crise de dívida da Europa.

Em um encontro em Berlim nesta quarta-feira, ministros alemães concordaram em elevar o valor do fundo de 360 bilhões de euros para 480 bilhões de euros (US$ 626 bilhões). O texto enfraquece propostas anteriores de forçar bancos com dificuldades a se recapitalizar.

"É especialmente importante agir preventivamente quando há um perigo latente" para o sistema bancário, destaca o texto. A reabertura do fundo reforça o projeto do governo de estar pronto caso algum banco entre em colapso durante a crise de dívida e para evitar o contágio a outras instituições. As medidas incluem ajuda do govenro caso bancos não consigam levantar capital pelas vias de mercado.

Os bancos alemães, incluindo Deutsche Bank e Commerzbank, foram avisados pela Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla em inglês) na semana passada que devem levantar mais capital que o estimado, como parte dos esforços para aumentar a confiança no setor depois que instituições financeiras concordaram em absorver perdas com títulos soberanos gregos.

Os bancos alemães precisam levantar 13,1 bilhões de euros para alcançar um capital de referência Tier 1, considerado de melhor qualidade, de 9% ou mais, baseado em dados do final de setembro, informaram o BaFin, Autoridade Federal de Supervisão Financeira, e o Bundesbank, o banco central alemão, no dia 8.

A Alemanha criou o fundo para o sistema financeiro em 2008 após o colapso do Lehman Brothers, com 400 bilhões de euros para garantias e 80 bilhões de euros em capital para comprar participações em bancos. O Ministério da Economia fechou o fundo para novas aplicações no fim de 2010 e o reduziu, então, para 300 bilhões de euros em garantias e 60 bilhões de euros em capital. O novo plano, portanto, restabelece o formato original do fundo.