Sem categoria

Novos protestos na Rússia contra possíveis fraudes nas eleições

Cerca de 8 mil pessoas protestaram em Moscou e São Petersburgo neste domingo (18), contra o que eles disseram ter sido eleições parlamentares fraudadas que acabaram entregando a vitória ao partido governista de Vladimir Putin. As informações são da Dow Jones.

As manifestações acontecem uma semana depois dos protestos realizados após a divulgação, feita por observadores independentes e partidos de oposição, de que o partido de Putin, o Rússia Unida, teria cometido irregularidades, o que levou a vitória que lhe deu uma maioria apertada nas eleições parlamentares de 4 de dezembro.

Mais de 3 mil pessoas compareceram a uma manifestação na praça Manezhnaya próxima do Kremlin, organizada pelo partido comunista, que ficou em segundo lugar nas eleições parlamentares. No protesto de Moscou, a polícia estimou a presença de outras 3 mil pessoas.

Em São Petersburgo, a segunda maior cidade russa, os manifestantes entoavam "Rússia será livre" e seguravam cartazes com dizeres como "Devolva meu voto". Também respondiam as acusações feitas por Putin, de que eles haviam sido contratados para protestar.

A próxima manifestação de oposição em Moscou está marcada para o sábado (24), véspera de Natal.

Putin e o presidente Dmitry Medvedev rejeitaram as acusações dos manifestantes de violações generalizadas durante as votações. Putin também acusou a secretária de Estado americana Hillary Clinton de incitar os protestos que questionam a legitimidade das eleições parlamentares.

Com Dow Jones