Sem categoria

Governo lança campanha sobre embalagens reutilizáveis

Em parceria com as associações Brasileira e Paulista de Supermercados (Abras e Apas), o Ministério do Meio Ambiente lança em todo país a campanha "Vamos tirar o planeta do sufoco". Depois de três anos de sensibilização do consumidor a respeito dos impactos ambientais negativos do consumo exagerado de sacolas plásticas, agora a campanha Saco é um saco entra em uma segunda fase, sugerindo a reutilização das embalagens.

campanha sacolas e reutilizáveis

A nova campanha vai focar nas alternativas às sacolas descartáveis: as embalagens reutilizáveis. É reutilizável toda embalagem, recipiente, sacola, caixa, que possa ser utilizada várias vezes, feitos de material durável. São sacolas de pano ou plástico resistente, caixas de papelão, engradados plásticos, carrinhos de feira.

"O Ministério entende que a sensibilização dos consumidores sobre a tragédia ambiental causada pelo excesso de sacolas plásticas e seu descarte incorreto foi exitosa. O próximo passo é apresentar soluções para seu dia a dia", coloca Samyra Crespo, secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente. "Saem os descartáveis, entram os duráveis. O importante é reutilizar ao máximo, diminuindo a pressão por matéria-prima e a geração de resíduos", completa.

A campanha começou em São Paulo, mas será expandida para todo o país.Mais de 100 municípios paulistas aderiram à campanha, o que abrange 75% da população do estado. O grande benefício da iniciativa é a preparação da comunidade para a redução da oferta de sacolas plásticas, seja por política interna das redes supermercadistas seja por legislação.

Filme

Para dar o pontapé inicial da campanha em nível nacional, foi produzido um filme de 30 segundos para veiculação nas TVs e mídias digitais, chamando a população a diminuir o uso de sacolas descartáveis durante as compras de Natal. Confira abaixo o filme.


Com informações do MMA