PCdoB Ipatinga lança movimento suprapartidário para 2012

 O PCdoB de Ipatinga realizou neste domingo (18/12) o Encontro Municipal com o lançamento do “Movimento Ipatinga nos trilhos do Brasil” e a apresentação de diversos pré-candidatos a vereador para as eleições do próximo ano, reunindo cerca de 200 militantes e filiados.

O encontro aconteceu no plenário da Câmara e contou com as presenças de dirigentes do partido, como o deputado estadual Celinho do Sinttrocel e a deputada federal Jô Moraes, o ex-prefeito Chico Ferramenta e representantes do PT. “O nosso partido começa a escrever uma nova página na história política de Ipatinga”, analisou o presidente do PCdoB ipatinguense, Zacarias Almeida dos Santos.
Mesmo com as fortes chuvas que atingiram Belo Horizonte e toda a região Leste do estado na manhã deste domingo, a deputada Jô Moraes “encarou” a BR-381 para marcar presença no encontro e promover o lançamento do “Movimento Ipatinga nos trilhos do Brasil”. Em sua avaliação, a cidade, principal referência do Vale do Aço, vem perdendo investimentos federais promovidos pelos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da atual presidente Dilma Rousseff por falta de iniciativas municipais. “De 2005 para cá, o Brasil avançou e Ipatinga ficou parada, sem planejamento e sem projetos para contar com o apoio federal. Precisamos retomar o desenvolvimento, os programas sociais e recolocar essa cidade nos trilhos do país que está dando certo e transformando a vida das pessoas”, argumentou.

Para a direção municipal do PCdoB, o “Movimento Ipatinga nos trilhos do Brasil” deve assumir um caráter suprapartidário, com a participação dos diversos segmentos sociais. “Precisamos debater com a sociedade como resgatar a pujança econômica e social de Ipatinga, com a criação de empregos e a realização de programas de qualidade em saúde, educação, segurança e transportes, por exemplo”, apontou Jô Moraes. Ainda de acordo com a deputada, a cidade sofre impactos da crise econômica mundial, que afeta a produção industrial do país, o que acaba gerando efeitos negativos nas áreas sociais. “O envolvimento de partidos e setores organizados comprometidos com a população será um passo importante para superarmos as dificuldades. E as eleições de 2012 representam uma grande oportunidade para avançarmos”, afirmou a deputada.

Para levar à frente a mobilização, o PCdoB planeja realizar uma série de eventos em 2012, reunindo partidos aliados, empresários, sindicalistas, representantes de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do movimento popular. “Com a chegada de novos filiados e militantes, o PCdoB ganha mais força, mais responsabilidade e respaldo para articular um movimento que visa tirar Ipatinga da inércia política”, avaliou Zacarias dos Santos.

Segundo a deputada Jô Moraes, que também é presidente estadual do partido, a meta do PCdoB é eleger uma expressiva bancada de vereadores e disputar as eleições para prefeito em 30 municípios mineiros, com candidatura própria ou incorporando alianças com partidos do 

campo da esquerda popular. “Em Ipatinga, o natural é caminharmos ao lado do PT. Hoje o PCdoB está mais fortalecido na cidade e dá maior densidade eleitoral à chapa majoritária. Temos ótimos quadros e condições de atuar com nossos aliados na campanha, na elaboração do programa de governo e, com a vitória nas urnas, na própria gestão da Prefeitura”, afirmou a parlamentar.

De acordo com Zacarias do Santos, o partido ainda irá definir como vai atuar na campanha majoritária, mas terá chapa completa e independente para disputar as vagas na Câmara de Vereadores. “Os nossos pré-candidatos somam experiência, trabalho e liderança popular. São camaradas que têm grande contribuição a dar ao processo político de Ipatinga, em condições de, pela primeira vez na história, fazer o PCdoB se representar na Câmara Municipal”, concluiu o presidente do PCdoB de Ipatinga.