Senado deve abrir 2012 com audiência pública sobre câncer de mama

Uma das primeiras audiências públicas a serem realizadas em 2012 será sobre a aplicação da Lei 9.797/99, que dispõe sobre a obrigatoriedade da cirurgia plástica reparadora de mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes com câncer. O requerimento é de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), e foi aprovado na quarta-feira (21/12), na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado.

A senadora ressalta que o câncer de mama é o segundo que mais mata mulheres. Seu tratamento cirúrgico resulta, com frequência, em mutilação. Ela explica que o SUS assegura a cirurgia reparadora nos casos de mutilação decorrentes do tratamento de câncer, porém, “o número de mulheres que são submetidas a esse procedimento não ultrapassa 20% dessas pacientes”, justifica.

Da audiência pública participarão o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Luciano Chaves, representante do Ministério da Saúde, do Conselho Federal de Medicina, da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde de mama (Femama) e da Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos.

Assessoria de Comunicação do Gabinete da senadora Vanessa Grazziotin