Sem categoria

Líder palestino amigo do Brasil morre em Ramallah

Faleceu na tarde do último sábado (24) em Ramallah, Palestina, Mustafá Al Maliki Abu Aiman, dirigente do movimento popular e patriótico Al Fatah, corrente majoritária da Organização pela Libertação da Palestina (OLP) e da Autoridade Nacional Palestina (ANP).

Abu Aiman foi fundador do movimento Al Fatah, membro do conselho revolucionário dessa organização, do alto comando militar, dirigente da frente ocidental encarregada de combater a ocupação israelense e enviado especial do ex-presidente Yasser Arafat para a América Latina como encarregado de assuntos comunitários durante a década de 1980. Abu Aiman foi também o primeiro governador da província de Calquilia.

Abu Aiman, nascido em 1940, em Kufr Malek, próximo de Ramallah, desempenhou papel fundamental na luta pela independência e liberdade da Palestina e seu povo, afirmam em nota a Confederação Palestina para a América Latina e Caribe (Coplac) e a Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal).

As entidades dizem ainda que Abu Aiman em sua missão na América Latina apoiou as comunidades palestinas na organização de suas entidades e no estreitamento de relações com o Brasil.

“A comunidade palestina no Brasil e na América Latina transmite seu profundo sentimento de pesar ao presidente da OLP e da ANP Mahmoud Abbas, ao Comitê Executivo da OLP, ao Comitê Executivo da Al Fatah, aos seus familiares, amigos e ao povo palestino”, diz a nota.

A Coplac e a Fepal manifestam sua convicção de que a “irreparável perda servirá para revigorar nossa caminhada , a mesma caminhada de Abu Aiman, por uma Palestina livre e soberana, com capital em Jerusalém".

Da Redação