Ceará já concluiu mais da metade das obras do Estádio Castelão
O último levantamento feito pelo consórcio construtor do Estádio Plácido Aderaldo Castelo (Castelão), em Fortaleza (CE), realizado no dia 19 de dezembro, mostra que o projeto já alcançou 51,9% de conclusão. A previsão é que o percentual de execução atinja 53% até o final de 2011 – esta semana.
Publicado 27/12/2011 11:54
Quando concluído, o Estádio Castelão será a maior arena do Norte e Nordeste e estará entre os quatro maiores do Brasil. O estádio receberá uma semifinal da Copa das Confederações 2013 e seis jogos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (sendo três jogos com seleções cabeças de chave, destacando-se a Seleção Brasileira). A previsão é que o estádio seja concluído em dezembro de 2012.
A obra do Castelão está sendo executada em quatro fases simultaneamente, das quais duas já estão concluídas. A primeira abriga o Edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos do governo do Ceará (Secretaria do Esporte do Estado e do Departamento de Arquitetura e Engenharia) com cerca de 600 servidores. Também foram concluídos nessa fase o estacionamento e a Praça de Acesso do Setor Norte. O complexo foi inaugurado oficialmente no dia 11 de novembro de 2011.
A Etapa 2 do projeto também está concluída desde novembro e compreende o estacionamento e Praça de Acesso Setor Sul, além de incluir ações como a construção da primeira bilheteria e de um trecho da via que dará acesso ao estacionamento da Arena Castelão.
Já as etapas 3 e 4, de acordo com o levantamento do dia 19 de dezembro, estão com 39,95% e 15,70% de finalização, respectivamente.
Na Etapa 3 estará o Edifício Central que vai ser o centro de inteligência do estádio. Atualmente, está sendo executada a supraestrutura do prédio e a base de aço e concreto.
Na Etapa 4, já foi concluído o rebaixamento do campo em quatro metros, o que vai garantir a visibilidade total da área por todos os torcedores. Nessa mesma etapa, foi iniciada a colocação das sapatas dos pilares que irão receber a nova cobertura do estádio.
Com previsão para ser finalizada em agosto de 2012, a nova cobertura contará com um revestimento termoacústico capaz de oferecer aos torcedores mais conforto e segurança, e melhorar a transmissão televisiva. Também estão sendo executadas a terraplenagem e a contenção da arquibancada do anel inferior.
Ao todo, estão sendo investidos recursos de R$518,6 milhões que incluem todas as transformações do estádio e entorno com a construção da praça de acesso de 70 mil metros quadrados; estacionamento coberto para 1.900 veículos; edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos estaduais; e a operação do estádio por oito anos.
Fonte: Portal da Copa