Sem categoria

Ministro boliviano destaca crescimento econômico do país

O crescimento econômico da Bolívia em 2011 supera a média atingida pela América Latina e Caribe, destacou o ministro da Presidência, Carlos Romero, em declarações na terça-feira (27).

Romero, que citou dados fornecidos pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), disse que o crescimento de 5,2 por cento do país é superior aos 4,3 por cento da região e comemorou as conquistas sociais no período.

Tem sido um gerenciamento positivo a nível macroeconômico, temos mantido o superávit de maneira sustentável afirmou Romero, que agregou que a cifra é descendente pelo sexto ano consecutivo.

Antes de 2006, ano no qual se instaurou o processo de mudança liderado pelo presidente Evo Morales, a Bolívia registrou 66 anos de permanente déficit fiscal, recordou.

Entre outras conquistas, o ministro referiu-se ao incremento das reservas internacionais, as quais atingem até a data os 12 bilhões de dólares.

Assim, o investimento público conseguido em 2011 – 2,4 bilhões de dólares – é muito superior ao do ano anterior.

No entanto, Romero destacou o aspecto social e assegurou que no ano que termina diminuiu a percentagem de pobreza de 60 por cento para 49, enquanto a extrema pobreza se reduziu de 34 a 25 por cento.

Romero reconheceu avanços no tema do lítio, um recurso natural abundante na Bolívia e escasso no mundo, e admitiu que o país está selecionando aliados estratégicos para assumir alguns investimentos.

Prensa Latina