Sem categoria

Presidente da Islândia afirma que deixará cargo em 2012

O presidente da Islândia, Olafur Ragnar Grimsson, anunciou neste domingo (1º) que vai deixar o cargo em 2012, Ele estava no comando do país há 16 anos e durante esse período convocou duas vezes um referendo para dar fim a um acordo de dívida com a Holanda e o Reino Unido.

Grimsson declarou na sua mensagem de Ano Novo, transmitida pela TV, que ele não concorrerá à reeleição em maio. Um dos poucos poderes do presidente na Islândia é se recusar a assinar projetos aprovados no Parlamento. Os textos assim precisam ir a referendo.

Em março de 2010 e depois em abril do ano passado, os eleitores rejeitaram acordos da dívida da Islândia com o Reino Unido e a Holanda.

"É claro que os dois referendos deram às pessoas deste país mais autoestima, mostraram uma maneira de melhorar a democracia e despertaram a atenção e até a admiração de outros países", afirmou certa vez Grimsson.

Todos os principais bancos comerciais da Islândia quebraram em uma semana durante a crise de 2008. A economia do país permanece frágil.

O anúncio de Grimsson se dá depois de uma reforma do governo de centro-esquerda realizada na sexta-feira, depois da tradicional reunião de fim de ano entre o governo e o presidente.

Com agências