Sem categoria

Chanceleres destacam importância da Celac na América Latina

Os chanceleres do Chile, Cuba e Venezuela concordaram nesta segunda-feira (9) em reunião no Chile sobre a significação da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) como bloco regional com uma agenda própria frente à crise global.

Esta foi a tônica das discussões na primeira reunião do grupo dirigente da Celac, dirigida pelo ministro das Relações Exteriores do Chile, Alfredo Moreno e da qual participaram seus colegas Bruno Rodríguez, de Cuba, e Nicolás Maduro, da Venezuela.

A América Latina tem que expressar-se com voz própria, de maneira soberana, frente aos grandes desafios da conjuntura internacional, destacou o chanceler cubano em entrevista coletiva de imprensa depois do encontro.

A Celac é a casa comum onde convergem os centro-americanos, os sul-americanos e os caribenhos, expressou Maduro, que ressaltou as potencialidades da área para construir um poderoso bloco em todas as frentes e sobre no campo econômico.

Por sua parte Moreno, quen já tinha adiantado que a próxima reunião de cúpula da Celac será em janeiro de 2013, precisou que haverá outros três encontros de chanceleres, dois no Chile, em julho de 2012 e em janeiro de 2013 e um em Nova Iorque, em setembro, coincidindo com a a Assembleia Geral da ONU.

"Se bem que nos discursos temos diferenças, escolhemos temas nos quais nos beneficiaremos mutuamente e trabalharemos unidos para enfrentar a crise econômica global", assinalou Moreno.

Os chanceleres dos três países determinaram reforçar o trabalho para avançar de maneira conjunta em áreas como energia, finanças, infraestrutura e ciência e tecnologia, e sobretudo tendo em vista o impacto que a crise econômica global pode gerar.

No contexto da reunião do grupo dirigente da Celac, o chanceler chileno reiterou a postura de seu governo de rechaçar o prolongado bloqueio econômico, financeiro e comercial dos Estados Unidos contra Cuba. "Cuba conta com todo o nosso apoio", ressaltou.

Prensa Latina