Sem categoria

FGV: confiança do comércio cai 6,8% no último trimestre de 2011

A confiança dos empresários do comércio na economia brasileira caiu 6,8% no trimestre encerrado em dezembro, na comparação com o mesmo período de 2010. Segundo dados divulgados nesta terça (10) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Confiança do Comércio (Icom) ficou em 128,4 pontos, depois de atingir 137,9 em igual período do ano passado.

No trimestre encerrado em novembro, em relação ao mesmo trimestre de 2010, a queda havia sido de 4,5%. De acordo com a FGV, o resultado é o pior da série histórica, iniciada em maio de 2011, e os números confirmam “o momento de desaceleração da atividade do setor”.

De acordo com a FGV, a percepção do setor em relação ao momento atual piorou na comparação com igual período do ano passado. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) registrou queda de 9,7%, a maior desde maio. Em novembro, houve queda de 6,5%.

Na média do trimestre finalizado em dezembro, 26,7% das empresas consultadas avaliaram a demanda atual como forte, menos do que as 31% que tiveram essa percepção no mesmo período de 2010. Já 16,9% a consideraram fraca no último trimestre de 2011, parcela maior do que o observado um ano antes, que atingiu 9,5% dos negócios.

O estudo também revela que a percepção das empresas do setor em relação aos meses seguintes se tornou menos favorável. O Índice de Expectativas (IE-COM) caiu 4,6% em dezembro na comparação com o ano anterior. Em novembro, a queda havia sido de 3%. Entre os quesitos que compõem o IE-COM, as vendas nos três meses seguintes foi o que mais contribuiu para a redução do otimismo. Entre as empresas sondadas, 56,2% esperam melhora nas vendas e 10,1% piora, contra 60,7% e 6,7%, respectivamente, em 2010.

A Sondagem Conjuntural do Comércio é um monitoramento que antecipa tendências econômicas com bases em informações prestadas por empresas do setor. Para esta edição, os levantamentos foram feitos entre 1º e 23 de dezembro. Ao todo, foram ouvidas 1.244 empresas.

Fonte: Agência Brasil