Sem categoria

Tecnologia móvel: 3 grandes destaques de 2011

2011 foi um ano cheio para a indústria móvel, que ficou repleta de ação, crescimento, progresso, conflito, vencedores e perdedores. Vimos o nascimento do tablet Android, o renascimento das plataformas Android, iOS e Windows Phone; a morte dos telefones e tablets com base no webOS; e todo o tipo de quebra de recordes para apps, downloads, vendas e muito, muito mais.

Tentar falar de um ano inteiro dos eventos da indústria em uma única matéria não faz justiça a todos os envolvidos, mas aqui estão três histórias que se destacaram em escala e importância:

1. Dominação Android: o sucesso do Android é inigualável. Tinha presença zero no mercado há três anos, e desde então passou todas as outras plataformas e se tornou o sistema de smartphones número um em vendas. Apenas recentemente essa taxa diminuiu, mas o Google ainda ativa novos dispositivos Android a uma taxa de 550 mil por dia, sem dar sinais de esse número diminuir.
Além dos números, o Google revelou seu melhor esforço até agora, o Android 4.0 Ice Cream Sandwich, a nova versão da plataforma. No momento, o novo sistema está disponível somente para o Samsung Galaxy Nexus, mas isso deve mudar em 2012. O Android pode ser encontrado em todos os tipos de dispositivos – além dos telefones – incluindo mídia players, tablets, relógios, etc.
O ano de 2011 pertenceu ao Android e é bem provável que o mesmo aconteça com o ano de 2012.

2. Tablets para todos os gostos:
na Consumer Electronic Show (CES) de 2011, realizada em Las Vegas (EUA), que foi realizada no mês de janeiro, as empresas eletrônicas apresentarem 50 novos tablets. Cinquenta! Poucos tiveram sucesso. O campo de batalha dos tablets se iniciou repleto de esperanças, mas no final, apenas alguns se mantiveram. Os que ainda continuam em pé são: Motorola Xoom, Samsung Galaxy Tab, Apple iPad 2, Research In Motion PlayBook e o HP TouchPad. E mesmo eles tiveram problema.

O iPad 2 é o competidor número um no espaço de tablets, com venda de dez milhões de dispositivos. O Galaxy Tab da Samsung está em segundo lugar, bem atrás. A má notícia é que RIM praticamente afundou tentando vendar sua bomba PlayBook. Pior, a HP finalizou seu TouchPad após ter ficado no mercado por apenas um mês. Por mais difícil que seja admitir, Steve Jobs estava certo sobre 2011: foi o ano do iPad 2 – pelo menos na arena de tablets.

3. iPhone 5: sim, eu sei que o iPhone 5 não existe. Como Google observou em seu Zeitgeist do ano, o iPhone 5 – algo que não existe – foi o sexto item mais procurado em seu buscador nesse ano. “Consumidores e analistas anteciparam o lançamento do novo smartphone da Apple muitos meses antes do lançamento. Os rumores incluíam uma tela maior, vidro de ponta a ponta, câmera de 8 megapixels e controle de voz. Muitos acreditavam que o telefone se chamaria iPhone 5”. Ainda sim não aconteceu. Em vez disso, chegou o iPhone 4S, um iPhone 4 com especificações melhores e uma assistente que conversa.

Fonte: It Web, tradução de Alba Milena, revisão de Adriele Marchesini