Sem categoria

China e EUA vão cooperar para enfrentar crise global

A China e Estados Unidos anunciaram que fortalecerão sua cooperação para impulsionar a recuperação econômica global.

Para o vice-primeiro-ministro chinês Wang Qishan, a recuperação econômica "deve continuar sendo a prioridade de todos os países enquanto a situação ainda for muito complexa e sombria". A afirmação foi feita durante encontro em Pequim com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, em visita oficial de dois dias.

Geithner se reunirá nesta quarta-feira com o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, o vice-presidente Xi Jinping e o vice-primeiro-ministro Li Keqiang, antes de viajar para Tóquio a fim de prosseguir seu giro pela Ásia.

Segundo o secretário do Tesouro estadunidense, o desenvolvimento harmônico das relações entre EUA e China beneficia os interesses dos dois países e também é útil para a recuperação da economia mundial, informa a agência noticiosa chinesa Xinhua.

Os EUA desejam promover esforços conjuntos com a China para aumentar a comunicação e a cooperação, além de aprofundar a associação econômica integral, acrescentou.

Wang disse ao representante especial do presidente Barack Obama que, na condição de importantes membros do Grupo dos Vinte (G20, que reúne as principais economias do mundo), a China e os EUA devem se esforçar pelo êxito da cúpula de Los Cabos (México) em junho, a fim de apoiar o crescimento mundial forte, sustentável e equilibrado.

"A China deseja trabalhar com os EUA para impulsionar a cooperação em diversas áreas, incluindo economia e comércio, investimento, finanças e infraestrutura, a fim de fortalecer a economia, aumentar o número de empregos e criar mais benefícios para os povos das duas nações", disse Wang.

O vice-primeiro-ministro chinês pediu, no entanto, que os EUA relaxem o controle sobre as exportações de produtos de alta tecnologia à China e que sejam prudentes ao usar o recurso de sanções comerciais, além de assinalar que as empresas chinesas que investem nos EUA devem gozar de um tratamento justo.

Com agências