Indústria vence e Alckmin veta lei antitabagismo
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) vetou na terça (3) o projeto de lei que proibia a exposição e propaganda de cigarros em bares, bancas de jornal e outros pontos de venda em todo o Estado de São Paulo.
Por Davi Franzon, do Metro
Publicado 12/01/2012 20:10
O texto, de autoria do deputado Donizete Braga (PT), foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa em 30 de novembro do ano passado.
Segundo o parlamentar, a exposição da propaganda é um dos fatores que levam os jovens ao vício. Ele destaca que grande parte dos estabelecimentos que contam com displays de propaganda estão próximos a escolas públicas e privadas e outros locais com grande concentração de crianças e adolescentes.
No entanto, para justificar o veto publicado no “Diário Oficial”, Alckmin alegou que a União já impôs uma série de vetos à propaganda e exigiu a publicação de mensagens de advertência sobre o males causados pelo consumo de cigarro nos maços.
Para o governador, o projeto de Donizete Braga só teria sua sanção justificada se a regra em vigor tivesse lacunas que permitissem a exposição desregulada dos produtos. Alckmin também lembrou que a proibição do fumo em locais fechados em todo o Estado já é uma ação de combate ao vício.
Fonte: Bandtabagis