Perales e Vanessa buscam recursos para energia da UFAM

“Estamos saindo com respostas positivas com relação às nossas demandas”. A declaração é da reitora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Marcia Perales, que esteve na tarde desta quinta-feira (12), com a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), em audiência com o ministro da educação, Fernando Haddad. As duas foram em busca da liberação de recursos financeiros para a construção da subestação de energia elétrica da universidade, com custo avaliado em de R$ 12,4 milhões.

Vanessa e Perales

Na pauta também a estruturação de Casas de Estudantes e restaurantes universitários no interior do Amazonas, a biblioteca da UFAM e cursos de pós-graduação em engenharia naval e arqueologia.

Sobre a atual situação da subestação de energia, reitora e senadora explicaram para o ministro que a situação é muito grave. Segundo elas, os equipamentos estão totalmente sucateados. “Já tivemos dois incêndios”, lembrou Perales.

O ministro garantiu os recursos e deu sinal verde para a continuação do processo de licitatório da subestação de energia, já em andamento. “Sou francamente a favor de todo o tipo de investimentos voltado para a educação superior na Região Norte”, disse Haddad, que só deve estar mais duas semanas à frente da pasta da educação.

“Acredito que com o apoio do MEC conseguiremos superar esse problema estrutural da falta de energia elétrica na universidade. Nossos parlamentares têm contribuído muito. A senadora Vanessa, que articulou essa reunião hoje, por exemplo, tem apresentado sucessivas emendas ao orçamento voltadas para a UFAM”, lembrou a reitora.

Vanessa destacou que há um reconheci mento do MEC com relação ao bom desempenho dos cursos da UFAM, como o de medicina, citou. “Assino embaixo da observação, feita pelo ministro, sobre os cursos da UFAM terem dado a volta por cima e superado os indicadores do MEC. Estão sendo colhidos os frutos semeados”, ressaltou.

Reconstrução de Escolas – a senadora aproveitou a oportunidade e entregou ao ministro solicitação do governador do Amazonas, Omar Aziz, de liberação de recursos financeiros para a reforma das escolas atingidas pelo vendaval, ocorrido em Manaus no dia 10 de outubro de 2011.

Vanessa destacou a urgência dessa solicitação. O ministro se comprometeu a encaminhar a demanda junto ao secretário executiva do MEC, José Henrique Paim Fernandes.

Assessoria de Comunicação