Sem categoria

Twitter pode ser usado detectar epidemias no planeta

A idéia de que as redes sociais podem ser um indicador de felicidade ou o estado de espírito da sociedade já inspirou vários estudos nos EUA, que só foi lançado um outro relatório que aponta para o Twitter como um novo mecanismo para detecção de epidemias.

O estudo diz que o surto de cólera no Haiti em 2010 já havia sido detectado no Twitter antes da eclosão ser confirmada oficialmente pelas autoridades de saúde. American Journal of Tropical Medicine and Hygiene assumiu este estudo para assegurar que os tweets dam informações que as autoridades de saúde só poderiam relatar até duas semanas mais tarde, tal como aconteceu no Mashable.

Os pesquisadores fizeram o rastreamento do hashtag #cólera a partir de 20 de outubro até 03 de novembro de 2010. Mais de 65.700 mensagens utilizaram a palavra que foi lida antes do tempo em que foi declarada a epidemia.

Os autores também utilizou informações da HealthMap, um sistema que monitora questões de saúde, e mostrou que 188 de 819 tweets em os 100 dias após o primeiro surto de cólera no Haiti.

Este estudo apóia a necessidade de incluir informações sobre as redes sociais como um sistema para detectar infecções ou progresso de doenças no mundo. Os autores acreditam que o Twitter pode ser usado para a detecção precoce de epidemias e ajudando a obter uma melhor resposta das autoridades de saúde.

Fonte: Cenário MT