Sem categoria

Bolívia aumenta reservas de gás em 2011 e anuncia novo plano

Com o sucesso obtido na perfuração de seis poços durante 2011, a estatal Yacimientos Petrolíferos Ficales Bolivianos (Corporação YPFB) incrementar as reservas nacionais de gás natural em um trilhão de pés cúbicos (TCF), segundo divulgou hoje (13), em La Paz, durante anúncio do plano de exploração da estatal para 2012.

A empresa estatal boliviana publicou em abril do ano passado os resultados do estudo de quantificação das reservas de hidrocarburetos que tem o país, apontou o jornal Cambio.

Segundo o presidente de YPFB, Carlos Villegas, a empresa estadunidense Ryder Scott estudou inicialmente 46 campos de gás condensado, 19 de petróleo e sete de condensados (petróleo leve) e precisou 9,94 TCF de reservas provadas de gás natural, 13,65 TCF entre provadas mais prováveis e 19,9 TCF entre provadas, prováveis e possíveis.

Durante a apresentação do plano de exploração de investimentos da YPFB para 2012, Villegas disse que, em 2011, ocorreram perfurações em 12 poços, dos quais oito foram concluídos e quatro estão em fase de execução. Dos oito já perfurados, em seis foram encontradas reservas de gás que levou a um aumento de reservas de gás de um TCF.

Somadas as reservas provadas de 9,94 TCF mais o adicionado aos projetos exploratórios do ano passado, houve um total de 10,94 trilhões de pés cúbicos de reservas de gás natural.

A YPFB prevê aumentar neste ano o nível de produção de gás de uma média de 45,06 milhões de metros cúbicos por dia (Mmcd) para até 52 Mmcd, com projetos de exploração que exigirão um investimento de 2,050 bilhões de dólares.

Deste montante, 64% corresponde à petroleira estatal e suas empresas subsidiarias, e o restante às empresas privadas que operam na Bolívia.

Villegas anunciou que em fevereiro começará a campanha de difusão internacional para captar o interesse de empresas estrangeiras que queiram investir na exploração de 118 novas áreas com potencial de incrementar a produção de hidrocarburetos na Bolívia.

Fonte: Prensa Latina