Sem categoria

Itália: Itamaraty confirma presença de brasileiros em naufrágio

O Ministério das Relações Exteriores informou neste sábado (14) que havia 53 brasileiros na embarcação que naufragou ontem na ilha italiana de Giglio, região da Toscana, na Itália. Pelo menos três pessoas morreram após o naufrágio.

Oficialmente, o ministério brasileiro não soube informar quantos brasileiros estavam no navio Costa Concordia. O Consulado do Brasil em Roma está acompanhando o resgate por parte das autoridades costeiras italianas, mas não atua diretamente. Brasileiros que buscam informações sobre sobreviventes ou vítimas podem procurar o consulado na capital italiana ou informações no site do Itamaraty.

Embarcação começou a afundar na noite de ontem; ainda não há um número oficial de desaparecidos

A embarcação tinha cerca de 4.200 passageiros a bordo e, segundo a imprensa italiana, começou a afundar após encalhar em um banco de areia. A empresa do navio destacou que "até o momento não é possível definir as causas do problema".

O arquipélago onde está situada a Ilha de Giglio fica a cerca de 80 km de distância de Roma. Segundo relatos da imprensa europeia, após o encalhe da embarcação pequenas barcos tentaram a ajudar no resgate dos passageiros e tripulantes.

Segundo a imprensa europeia, o número de desaparecidos é de pelo menos 50 pessoas.

A Guarda Costeira chegou a informar que "os passageiros não corriam perigo" e eram retirados em botes salva-vidas do navio Costa Concordia. Porém, ao retirar os últimos membros da tripulação uma fenda se abriu, causando vazamentos internos.

De acordo com o site do Costa Concordia, a embarcação "é o maior e mais imponente navio de toda a frota Costa com 112 mil toneladas, mais de 500 varandas privativas nas 1.500 cabines".

4,2 mil pessoas a bordo

Mais de 50 brasileiros viajavam no navio que encalhou nas águas da ilha italiana de Giglio na noite desta sexta-feira, informou neste sábado o Grupo Costa, responsável pela embarcação. O Costa Concordia tinha 3,2 mil passageiros e 1 mil tripulantes a bordo.

Conforme a empresa responsável pelo cruzeiro, cerca de 1 mil passageiros eram italianos. Os alemães somavam 569 e os franceses, 160. A embarcação navegava pelo Mar Mediterrâneo, depois de zarpar de Civitavecchia e com escalas previstas em Savona, Marselha, Barcelona, Palma de Mallorca, Cagliari e Palermo.

O Grupo Costa disponibilizou os seguintes números de telefone para informações: 55 11 2123-3673 e 55 11 2123-3679.

Com agências