Crateús: IFCE inicia Projeto Mulheres Mil

Aconteceu na última semana, no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Crateús, a aula inaugural do Projeto Mulheres Mil. Com a participação de cerca de 200 mulheres selecionadas para o curso de Culinária Básica, o encontro esclareceu o intuito do projeto, que é a melhoria de vida das mulheres contempladas. Todas as participantes são naturais de Crateús e da região dos Inhamuns.

Uma das selecionadas para participar do curso, a auxiliar de serviços gerais Maria Auxiliadora, 38, diz que desconhecia outra oportunidade de inclusão social na região. A aluna acrescenta ainda que o curso trará mais conhecimento e dignidade às beneficiadas. As coordenadoras do Projeto Mulheres Mil, Marcília Maria Soares e Ana Cristina de Sousa, também enfatizaram que a meta do projeto é a mudança de vida da mulher. “Quando se muda a vida de uma mulher, imediatamente, muda a vida de toda uma família.” lembrou Marcília.

A aula inaugural teve participação também do professor de português Wellingnton Chaves, que apresentou a vida de personagens que fizeram diferença na história do Brasil, em especial, a romancista Rachel de Queiroz, que leva o nome da primeira turma a iniciar o curso. O projeto Mulheres Mil é fruto de parceria do Ministério da Educação (MEC), Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional e Associação dos Colleges no Canadá e visa capacitar 100 mil mulheres, até 2014, para a inserção no mercado de trabalho.

A experiência, levada a efeito no IFCE, primeiramente como projeto-piloto, tinha suas ações executadas no campus de Fortaleza, as quais foram reconhecidamente exitosas, possibilitando o aperfeiçoamento do programa e a sua extensão para outras unidades. Além de Crateús, o campus de Limoeiro do Norte também foi contemplado com o programa.

Fonte: IFCE