Sem categoria

Dilma comenta redução de quase 80% do desmatamento na Amazônia

O desmatamento ilegal na Amazônia sofreu queda de 77,6% nos últimos oito anos. O dado foi divulgado hoje (17) pela presidente Dilma Rousseff, na coluna Conversa com a Presidenta. Em 2004, o desmatamento na Floresta Amazônica tinha chegado a 27,7 mil km²; no último ano esse índice foi de 6,2 mil km². O levantamento, computado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), foi divulgado no final de 2011.

Dilma atribuiu a diminuição a “várias ações implementadas desde o governo Lula”, entre as quais o Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia, que desde 2004 monitora, controla e a fiscaliza a floresta com ações integradas entre Ibama, Polícia Federal, Forças Armadas e Força Nacional de Segurança Pública.

Citou ainda a Operação Arco Verde, cuja meta é a regularização fundiária, ambiental, pactos pelo fim da derrubada de matas e educação ambiental nos 43 municípios que respondiam por 55% de todo o desmatamento.

“Temos também estimulado quem faz o aproveitamento sustentável da floresta. Cito, como exemplo, o Bolsa Verde, concedido a beneficiários do Bolsa Família que moram em florestas nacionais, reservas extrativistas ou de desenvolvimento sustentável federais e assentamentos. Vamos continuar atuando com firmeza para impedir o desmatamento ilegal e para apoiar a regeneração das áreas já desmatadas e abandonadas”, complementou.

Na coluna, a presidente respondeu uma questão levantada por um morador de Divinópolis (MG), o empreiteiro João Batista Ribeiro, de que medicamentos de uso contínuo estariam sendo “sonegados” por farmácias conveniadas ao programa Farmácia Popular. Dilma falou que a população precisa fiscalizar os serviços de saúde e denunciar quando detectar alguma irregularidade.

Para facilitar a participação de todos, disse a presidente, o Ministério da Saúde criou o serviço de ouvidoria do SUS, pelo número 136, que é gratuito e funciona em todo o país. O Ministério da Saúde realiza fiscalização periódica, para evitar fraudes, nas mais de 20 mil farmácias credenciadas em todo o país no programa.

“O programa Aqui Tem Farmácia Popular foi criado para ampliar os pontos de retirada de medicamentos para além das UBSs, que continuam ofertando medicamentos gratuitos à população. Para saber os endereços, ligue 136, ou consulte na internet www.saudenaotempreco.com.br. Mesmo com o bloqueio de algumas farmácias, o número de beneficiados pelo programa quase dobrou em Divinópolis de janeiro a dezembro de 2011, passando de 4,9 mil para 8 mil.”

Fonte: Blog do Planalto