Sem categoria

 FAO manterá apoio a Cuba em substituição de importações

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) manterá em 2012 seu apoio às prioridades do governo de Cuba na produção de alimentos e substituição de importações. 

Segundo um documento do escritório da FAO em Havana, também continuará seu respaldo ao objetivo de uma maior eficiência no setor agropecuário deste país.

Nas projeções para este ano de seu trabalho na ilha, o organismo menciona, também, o início do Marco Nacional de Prioridades 2012-2015 e uma oficina internacional sobre agricultura urbana e suburbana.

A oficina será realizada em Cuba no primeiro semestre e contará com a participação do escritório de Produção e Proteção Vegetal da FAO e de outros núcleos dessa entidade. do mesmo modo, a preparação, junto às outras Agências do Sistema das Nações Unidas, do Marco de Assistência da ONU para o Desenvolvimento (Manud), em 2014-2018, tambéms erá realizado em Cuba.

Inclui-se nas projeções, a instalação em Pinar del Río, província mais ocidental da ilha, de uma planta processadora de leite, como parte do Programa Conjunto UNJP/CUB/014/SPA.

Além disso, o apoio ao Programa de Cooperação Sul-Sul da FAO e o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação. Esta deve vincular as ações da Iniciativa América Latina e Caribe Sem Fome e do Programa Come São, ambas promovidas pelo Escritório Regional para a América Latina e o Caribe.

A representação da FAO em Cuba expôs um breve resumo das atividades dos projetos e programas realizados durante 2011 neste arquipélago.

Nesse sentido, informou que o país foi beneficiado com 23 projetos de campo nesse ano. 

Fonte: Prensa Latina