Sem categoria

Governo de Cuba espera crescimento de 3,4% no PIB neste ano

O plano econômico de Cuba para 2012, publicado pelo Diário Oficial, prevê "uma elevação do Produto Interno Bruto (PIB), a preços constantes, de 3,4%".  

O governo ainda espera que para este ano a aplicação paulatina de suas mudanças econômicas, com o aumento de trabalhadores privados e a busca pelo crescimento da produção agrícola, entre outros objetivos.

De acordo com o orçamento publicado, o número de empregos deve aumentar em 70 mil em 2012. Desde 2010, quando foi aprovada a expansão do setor privado os trabalhadores não ligados ao funcionalismo público chegaram aos 357 mil.

No domingo também entrou em vigor a medida, anunciada em dezembro, de oferecer subsídios para compra de materiais de construção a pessoas que desejem reformar ou construir casas com seu próprio esforço.

Segundo autoridades, o propósito oficial declarado é eliminar de forma gradual os subsídios a produtos que beneficiam à população em seu conjunto por outros que favoreçam somente àqueles que os necessitam.

Desde que assumiu a Presidência, em 2008, Raúl Castro vem implementando um plano de mudanças econômicas que têm como objetivo atualizar o socialismo. As transformações ainda visam a eliminar gastos excessivos de maneira urgente sem tirar os grandes benefícios sociais na saúde pública e educação, entre outros.

Fonte: Ansa