Sem categoria

Dilma escolhe Marco Antônio Raupp para Ciência e Tecnologia

A presidente Dilma anunciou no início da noite de quarta-feira (18) o substituto do ministro Aloizio Mercadante no Ministério da Ciência e Tecnologia. Será o atual presidente da Agência Espacial Brasileira, Marco Antônio Raupp. Como já era conhecido anteriormente, Mercadante comandará a pasta da Educação, no lugar de Fernando Haddad, que é pré-candidato a prefeito de São Paulo pelo PT.

mercadante e raupp 2

A informação foi dada pela ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas. “A presidente da República, Dilma Rousseff, agradece o empenho e a dedicação do ministro Haddad à frente de ações que estão transformando a educação brasileira e deseja a ele sucesso em seus projetos futuros”, diz a nota divulgada pela Secom.

Dilma elogiou o trabalho de Mercadante e Raupp nas atuais funções e manifestou a convicção de que “terão o mesmo desempenho em suas novas missões”. Segundo Helena Chagas, tanto o novo ministro quanto Mercadante e Haddad irão participar da reunião ministerial marcada para 23 de janeiro. A posse e a transmissão de cargo dos novos ministros serão realizadas no dia seguinte (24).

Marco Antonio Raupp

Escolhido pela presidente Dilma Rousseff para comandar o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT), Marco Antonio Raupp é diretor da Agência Espacial Brasileira (AEB) desde março de 2011. Ele é graduado em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é PhD em matemática pela Universidade de Chicago e livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP).

Foi presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e também conselheiro e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A escolha do cientista foi elogiada pelo presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo. "A presidente Dilma fez uma uma escolha justa, porque Raupp é um homem importante para a ciência do país, inclusive já tendo ocupado a presidência da SBPC”.

“Raupp é um patriota e mantém muito prestígio na área acadêmica e científica. É um grande defensor do desenvolvimento nacional e da ciência. Essa escolha só faz engrandecer ainda mais o ministério”, opinou Renato.

De Brasília,
Kerison Lopes