Sem categoria

Aviões espiões dos EUA matam ao menos 5 pessoas no Paquistão

 Ao menos cinco pessoas morreram nesta segunda-feira (23/01) em um ataque com dois aviões espiões dos Estados Unidos em um reduto talibã paquistanês, informaram os canais de TV locais.

O bombardeio ocorreu na região tribal do Waziristão do Norte, no oeste do país e na fronteira com o Afeganistão, segundo as redes Geo e Khyber. Os mísseis lançados a partir dos aviões atingiram um veículo e um complexo residencial na região de Datta Khel, causando cinco mortes.

Desde novembro, os EUA não faziam ações desse tipo no país. Há dois meses, uma operação com aviões espiões matou 24 soldados paquistaneses. O episódio enfureceu Islamabad e Washington tentou apaziguar os ânimos com uma moratória não declarada dos bombardeios de aviões não tripulados.

Após a trégua, os Estados Unidos retomaram o programa no último dia 10 de janeiro com um ataque também no Waziristão. Alguns meios de comunicação informaram dias depois sobre a suposta morte no bombardeio de um comandante paquistanês da Al Qaeda.

Os aviões não tripulados representam as armas mais usadas pela administração do presidente norte-americano, Barack Obama, no que ele chama de luta antiterrorista. Apesar disso, os ataques no último ano geraram atritos com as autoridades paquistanesas.

Fontes de inteligência ocidentais e paquistanesas garantiram que os ataques costumam ser precisos, mas organizações de direitos humanos denunciam que frequentemente atingem civis.

Com Efe