Sem categoria

Dilma faz primeira reunião ministerial para escolher prioridades

A presidente Dilma Rousseff faz hoje a primeira reunião ministerial do ano para definir as prioridades do governo. A reunião com os 38 ministros, marcada para começar às 17 horas, será precedida, às 15 horas, no Palácio do Planalto, da cerimônia alusiva à concessão de 1 milhão de Bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Esse é o último evento oficial que Fernando Haddad participa como ministro. Ele se afasta do cargo para disputar a prefeitura de São Paulo pelo PT.

Desde quinta-feira passada (19), a presidente realiza encontros setoriais com os ministros sobre os programas prioritários de cada Pasta, entre eles os de estímulo à economia, os programas sociais e os eventos internacionais relacionados com o país – a Conferência Rio+20, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

A reunião de hoje é a segunda promovida pela presidenta durante seu mandato. Em geral, ela prefere reuniões com pequenos grupos. Neste ano, Dilma inovou: fez reuniões setoriais nos últimos dias e nesta segunda-feira coordena uma com a equipe inteira.

Além de Fernando Haddad, outros ministros devem deixar suas pastas, mas sem alterar muito a Esplanada. As trocas promovidas no ano passado provocadas por denúncias na gestão dos ministérios anteciparam o que seria a esperada grande reforma da presidente Dilma Rousseff depois de seu primeiro ano no cargo.

O PDT, partido titular do Ministério do Trabalho, marcou uma reunião no próximo dia 30 para decidir o nome a ser indicado para o cargo, ocupado interinamente por Paulo Roberto Pinto, após a saída de Carlos Lupi.

A onda de mudanças pode atingir a Petrobras. O presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli, é cogitado para ocupar um cargo no governo da Bahia, para assim ficar mais próximo do seu estado e ser uma alternativa como candidato para substituir o governador petista Jaques Wagner. A diretora de Gás e Energia da empresa, Maria das Graças Fortes, é cotada para o lugar de Gabrielli.

De Brasília
Com agências