Sem categoria

FSM terá espaço de discussão destinado para o público infantil

O Fórum Social Mundial – instância que congrega instituições da sociedade civil mundial e governos -, que acontece entre os dias 24 e 29, em Porto Alegre e municípios, nasceu da necessidade da sociedade civil mundial atuar de forma organizada no debate e enfrentamento dos graves problemas que assolam o planeta.

Além da programação informada, o FSM também reservou um espaço destinado às crianças, no qual serão realizadas atividades recreativas, divididas em 3 módulos. O FORUMzinho tem como objetivo conscientizaar e mobilizar as ciranças na participar efetivamente da construção de um mundo melhor e sustentável.

De acordo com a organização do espaço, está prevista a participação de mais de 280 crianças e jovens do Ensino Fundamental e projetos de entidades: ABEFI / ASEMAs / Escolas Abertas. Além disso, o Grupo “Cia do Riso”, de Novo Hamburgo, será responsável pela construção dos painéis.

Ao final do evento, as crianças elaborarão uma versão especial da Carta da Terra. Nela, irão constar os princípios éticos do documento original que propõe sua defesa e vivência no dia a dia.

Carta de Princípios

1. O FORUMzinho é um instrumento destinado à crianças e adolescentes (até 14 anos) e que tem por objetivo a valorização da Vida, do Meio Ambiente, da Igualdade entre pessoas e da Solidariedade entre os Povos.

2. A participação das crianças é livre e determinada por sua vontade e a de seus responsáveis legais.

3. As crianças-participantes têm liberdade de expressar suas próprias opiniões, não se limitando a reproduzir idéias das entidades da qual participam ou a que seus pais estão vinculados.

4. Após o encontro, as crianças-participantes devem ter total liberdade para relatar a experiência vivida conforme sua vontade, não devendo ser, no entanto, consideradas como correspondentes de uma determinada entidade ou instituição.

5. As crianças poderão continuar se reunindo após o encontro, ou programar reuniões semelhantes, se isso for de sua vontade, não constituindo, no entanto, qualquer compromisso ou obrigatoriedade junto ao FORUMzinho Social Mundial.

6. As crianças-participantes poderão continuar participando do processo do Fórum Social Mundial sem constituir, com isso, qualquer obrigatoriedade. O objetivo do encontro é a participação das crianças na construção de um novo mundo, mas O FORUMzinho não pode, em hipótese alguma, ser considerado como formador de novos agentes de luta ou fomentador de qualquer tipo de atividade subversiva.

7. As crianças têm total liberdade para trocar informações e manifestar suas opiniões, não devendo sob qualquer pretexto, serem induzidas a emitir declarações, no âmbito do Fórum ou à imprensa, ou a ler textos e fazer pronunciamentos que não tenham sido elaborados por elas mesmas. Sob hipótese alguma será aceita a leitura de textos prontos, seja no âmbito do FORUMzinho ou para a imprensa.

8. Ainda que o evento possa ser filmado, gravado ou fotografado, a imagem das crianças-participantes deve ser preservada e não pode ser induzida ou utilizada como instrumento de propaganda de qualquer espécie, seja com fins políticos, ideológicos ou comerciais, à exceção de material de divulgação e promoção do evento em si e da participação das entidades promotoras, ainda assim sem caracterizar engajamento político-ideológico dos participantes.

9. Todas as pessoas legalmente maiores de idade participantes do evento, responsáveis legais, responsáveis por entidades e instituições promotoras, apoiadoras e patrocinadoras, trabalhadores, voluntários e colaboradores, devem reconhecer como legítimos os Princípios Básicos para a realização do FORUMzinho Social Mundial.

10. Serão aceitos como parceiros do FORUMzinho atividades semelhantes situadas em momentos ou espaços geográficos diferentes, desde que em consonância com os princípios básicos aqui expressos e nunca em oposição a qualquer um dos mesmos.

Fonte: Fórum Social Mundial Temático – Sustentabilidade Urbana