Sem categoria

Aldo diz que obras no Itaquerão superam expectativas

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, visitou as obras do estádio do Corinthians em Itaquera, zona leste de São Paulo, nesta segunda-feira (30). Acompanhado do prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, e do secretário de articulação da Copa em São Paulo, Gilmar Tadeu, Rebelo teve o primeiro contato com a futura arena, que receberá a abertura do Mundial de 2014.

Aldo e Kassab no Itaquerão - Letícia Macedo/G1

Satisfeito com o andamento das obras, Rebelo aproveitou para brincar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, torcedor fanático do Corinthians e um dos maiores incentivadores da arena alvinegra. "O Lula se empenhou como brasileiro e como corintiano para a construção do estádio. Mais como corintiano", disse o ministro.

"Esta é a primeira visita que faço aqui, e pela apresentação que fizeram está tudo dentro do cronograma. Mais do que uma obra para o clube, ela representa muito para o Brasil e para a cidade de São Paulo, que tem aqui três dos maiores clubes do país. O cronograma é compatível com o roteiro da obra", completou.

Kassab também se mostrou otimista em relação à construção do estádio para a Copa do Mundo. "Estamos tranquilos em relação ao andamento da obra. Tanto a prefeitura como o Corinthians e a Odebrecht (construtora). O estádio pronto trará muito em benefícios para a zona leste da cidade, e certamente geraremos aqui milhões de empregos nos próximos 20 anos", discursou.

A passagem do ministro por São Paulo é parte de uma série de visitas para acompanhar o andamento das obras nos estádios que receberão a Copa do Mundo. Na última semana, Rebelo esteve com o ex-atacante Ronaldo, membro do Comitê Organizador Local de 2014, nas arenas de Fortaleza e Salvador. 

Prazos

Durante a visita, o presidente licenciado do Corinthians Andrés Sanchez voltou a mostrar tranquilidade a respeito dos prazos da arena, que receberá o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014.

O Andrés – atual diretor de Seleções da CBF – disse que o estádio não ficará pronto antes de setembro do ano que vem, descartando a possibilidade de sediar a Copa das Confederações de 2013.

"Seria bom fazer bem feito, sem tanta preocupação com o prazo. A chance da Copa das Confederações acontecer aqui é zero", afirmou Andrés, que fez uma conta bem-humorada para definir o prazo de entrega.

"A construtora (Odebrecht) trabalha com o prazo de finalização da obra em dezembro do ano que vem. Como ela está adiantada, o Corinthians acredita que possa ser em setembro. A Fifa nos dá o prazo até março de 2014. Então, na média, dá lá para novembro", brincou.

O presidente corintiano, que está licenciado desde dezembro de 2011 e cujo mandato se encerra em fevereiro, também aproveitou para repassar outros detalhes da obra, que se encontra 25% concluída, de acordo com a Odebrecht. Sanchez afirmou que o custo total do estádio não ultrapassará R$ 820 milhões, e que há a possibilidade de finalizar abaixo deste valor.

Fonte: Terra