Sem categoria

Onda de frio causa dezenas de mortes no leste europeu

Termômetros chegaram a registrar -26º C na Ucrânia; em Praga, trens foram paralisados

O leste da Europa tem sido castigado nos últimos dias por uma intensa onda de frio que causou, até o momento, pelo menos 32 mortes. A situação mais crítica acontece na Ucrânia, onde o governo informou nesta segunda-feira (30/01) que 18 pessoas morreram de hipotermia.

De acordo com o Ministério de Situações Emergenciais ucraniano, quase 500 pessoas procuraram a ajuda do governo nas últimas semanas por conta das baixas temperaturas que atingem a região.

Dos 18 mortos registrados no país, pelo menos doze eram moradores de rua. Segundo informaram as autoridades locais, seus corpos foram encontrados congelados. O governo ucraniano determinou o fechamento de escolas e creches por conta da situação.

Outros países da região também têm sofrido com as baixas temperaturas que levaram os termomêtros a registrarem até -26ºC. Na Polônia, por exemplo, pelo menos dez pessoas morreram nos últimos quatro dias.

Apesar disso, o país já havia registrado 46 mortes desde novembro, quando o frio se intensificou na região. Na Sérvia, já são três mortos e duas pessoas desaparecidas. Na Bulgária, um homem de 57 anos morreu e em 25 dos 28 distritos do país foi decretado alerta laranja.

Quem mais sofre com a situação são as crianças e os idosos, mais sensíveis às baixas temperaturas. Para amenizar a situação, os governos do leste europeu têm levado às pessoas para abrigos, principalmente os sem-teto ou aqueles que moram em prédios sem sistema de aquecimento.

O frio na região está tão intenso que muitas ferrovias acabaram sendo também prejudicadas. Dessa forma, algumas cidades como Praga, por exemplo, registraram lentidão no tráfego de seus trens.

Fonte: Opra Mundi