Sem categoria

Irã inaugura primeiro canal em idioma espanhol do Oriente Médio

Autoridades do setor das telecomunicações do Irã inauguraram oficialmente nesta terça (31) o canal HispanTV, a primeira emissora via satélite em idioma espanhol do Oriente Médio, destinada a fortalecer a relação deste país com a América Latina.

O canal foi formalmente inaugurado pela Corporação Televisiva da República Islâmica (IRIB, sigla em inglês), e contou com a presença do ministro iraniano de Relações Exteriores, Alí Akbar Salehi, e de embaixadores e outros representantes de países da América Latina.

Também assistiram a transmisssão o chefe da IRIB, Ezzatollah Zarghami, e o responsável pelo Serviço Mundial da corporação, Mohammad Sarafraz, entre outras autoridades.

Na cerimônia inaugural realizada nesta capital, reproduziu-se uma mensagem do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, enviada por videoconferência, para elogiar o esforço no fomento de  programas educacionais, entretenimento e noticiários em espanhol.

A HispanTV começou a funcionar ainda em 2011, no dia 22 de dezembro, às vésperas da viagem que Ahmadinejad realizou por quatro países latino-americanos – Venezuela, Nicarágua, Equador e Cuba – com o propósito de fortalecer a cooperação política e em diversos setores.

O canal internacional em alta definição poderá ser visto em telefones móveis e Internet, e pretende  atingir uma transmissão de 24 horas em satélites como Hispasat, Intelsat e HotBird.

Os diretores da IRIB destacaram que, com a HispanTV, somam três os canais especializados produzidos por essa empresa estatal, além do Al-Alam, em idioma árabe, e Press TV, outra emissora satelital em inglês, que opera durante todo o dia.

Autoridades da cadeia irmã Press TV valorizaram positivamente o nascimento do canal, ocasião na qual o chefe do serviço internacional da IRIB, Mohammad Sarafraz, o apresentou como "uma ponte fidedigna entre o Irã, o Oriente Médio e a América Latina".

Enfatizou ainda que a HispanTV se propõe a reforçar os vínculos culturais e a proximidade com nações de idioma espanhol, assim como apresentar tradições e costumes iranianos a outros povos. Sarafraz diferenciou o nascente canal de outros em espanhol que -disse- "só estão servindo aos interesses dos Estados Unidos e alguns de seus aliados… e são bons em ocultar a verdade e distorcer os fatos, sobretudo aqueles sobre o Irã, Oriente Médio e o mundo muçulmano".

Fonte: Prensa Latina