Liga Árabe coordena preparativos de cúpula no Iraque
Nesta segunda (30), uma delegação da Liga Árabe (LA) buscava, em Bagdá, articular com autoridades do Iraque os preparativos da próxima cúpula ordinária da organização regional, prevista para março. A reunião ocorrerá após dois adiamentos.
Publicado 31/01/2012 12:01
Uma comitiva encabeçada pelo subsecretário geral da LA, Ahmed Ben Helli, reuniu-se com autoridades de governo, especificamente com o premiê iraquiano, Nouri A o-Maliki, bem como com legisladores e o chanceler, Hoshyar Zebari.
Depois do encontro, o chefe do Executivo iraquiano expressou sua satisfação pelo respaldo majoritário da comunidade panárabe, e disse estar pronto para receber a todos os participantes dos 22 Estados membros no próximo encontro a se realizar em Bagdá.
O escritório da o-Maliki classificou como muito positivo o intercâmbio com Ben Helli e sublinhou a importância de desenvolver as deliberações da cúpula árabe com ênfase na cooperação política, econômica, e nas esferas de segurança e social.
Segundo o subsecretário da LA, todos os países árabes se comprometeram a participar da reunião e a maioria assegurou que o fará nos mais altos níveis , em comparação com foros anteriores.
Além de assuntos logísticos e do envio de convites oficiais às autoridades das nações árabes, o Iraque expôs as medidas que adotará para garantir a segurança nesta capital, sobretudo tomando em conta a onda de recentes atentados com bombas.
O anúncio de Ben Helli supõe que ficou clara a divisão existente dentro da Liga Árabe, após as monarquias do Golfo Pérsico expressarem sua renúncia em participar na cúpula, tomando como pretexto a atual situação na Síria.
Durante sua estância de quatro dias, o enviado da LA ajustará pormenores logísticos, técnicos e administrativos dos preparativos da cúpula, que se realizará, segundo insistiu, na data prevista.
Fonte: Prensa Latina