Sem categoria

Organização do FST2012 defende evento permanente em Porto Alegre

O Comitê Organizador Local do Fórum Social Temático 2012 defende a permanência de Porto Alegre e sua região metropolitana como sede dos fóruns temáticos (descentralizados), nos anos pares. Em nota, faz um balanço positivo do evento, que terminou no domingo (29), em Porto Alegre (RS). Composto por organizações e movimentos sociais, o comitê local estima que 40 mil pessoas participaram das atividades do fórum temático deste ano.

"Independente do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial optar ou não por realizar edições descentralizadas em 2013, os organizadores do FST indicam como saldo positivo à cidade de Porto Alegre e sua Região Metropolitana o retorno de ambas definitivamente ao calendário do processo do FSM, com a garantia da realização de uma edição do Fórum Social em janeiro de 2014", diz um trecho da nota.

Ainda segundo o comunicado, mais de 3 mil lideranças internacionais dos vários movimentos (ambiental, de mulheres, centrais sindicais, urbanos entre outras), que deram suas contribuições para a preparação da Cúpula dos Povos, que acontecerá no mesmo período da Rio+20, no Rio de Janeiro, em junho. O governo brasileiro também esteve presente e entrou de fato na preparação da Cúpula, além de confirmar os preparativos para o evento da Organização das Nações Unidas (ONU).

Números

Cerca de 30 mil participantes em Porto Alegre e mais de 10 mil nas demais cidades. Houve cerca de 20 mil pessoas na Marcha de Abertura, e mais de 50 mil pessoas nos cinco shows realizados durante o evento (dois em Porto Alegre, dois em Canoas e um em São Leopoldo).

Houve 10 mil inscritos, sendo 56% de mulheres e cerca de 38% de jovens com menos de 29 anos. Entre os inscritos houve representantes de 38 países dos cinco continentes, incluindo participantes de locais como o Nepal, Burquina Faso e Guiné Bissau, entre outros.

Foram realizadas 670 atividades no total, um número menor do que estava previsto, tendo em vista que houve 800 atividades inscritas. Os principais eventos reuniram, em média, 500 pessoas. Já a  Assembléia dos Movimentos Sociais chegou a reunir 1.500 pessoas.

O “Conexões Globais 2.0”, atividade promovida pelo governo do estado do Rio Grande do Sul, atraiu mais de 10 mil pessoas nos quatro dias, além de outras 100 mil pessoas que acompanharam as atividades em “real time” pelas redes sociais.

com informações Comitê Organizador Local do Fórum Social Temático 2012