Jô cumprimenta nova ministra e registra assassinato
A deputada federal Jô Moraes (PCdoB/MG) foi hoje (7) à tribuna da Câmara para cumprimentar a nova titular da Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, ministra Eleonora Menicucci.
Publicado 07/02/2012 20:02 | Editado 04/03/2020 16:49
Mineira da cidade de Lavras, a nova ministra, que toma posse na próxima terça-feira, foi companheira de cela da presidente Dilma Rousseff, no presídio Tiradentes, durante o regime militar em 1971. Eleonora, de 67 anos, substitui Iriny Lopes que será candidata à prefeitura de Vitória (ES).
Violência
Jô Moraes destacou ainda que Dilma e Eleonora à época “ lutaram e resistiram pelo nosso povo e hoje contribuem para que o Brasil possa ser cada vez mais progressista e avançado”.
Em entrevista, a ministra Eleonora anunciou que fará uma gestão de continuidade e citou o combate à violência contra a mulher e à “feminilização da pobreza”, como prioridades de sua gestão. Para Jô Moraes, trata-se de uma iniciativa fundamental diante do recrudescimento da violência contra a mulher registrada no País e, particularmente em Minas Gerais. Neste sentido, a deputada registrou o assassinato da procuradora federal Ana Alice Moreira de Melo, morta a facadas em sua residência num condomínio de Nova Lima. A autoria do crime é atribuída ao marido, de quem estava separada e cujo corpo foi achado, no dia seguinte ao crime, num motel com várias facadas. Jô se solidarizou com os familiares da procuradora que deixou dois filhos menores.
Aqui a íntegra do pronunciamento da deputada federal Jô Moraes:
“Senhor Presidente, queria neste momento cumprimentar a nova secretária de Políticas para Mulheres, a professora Eleonora Menicucci.
A indicação da professora Eleonora é um encontro daquelas que estiveram na cadeia nos duros tempos da resistência à ditadura e que hoje se encontram construindo uma perspectiva de poder, tanto a presidente Dilma quanto a professora Eleonora Menicucci estiveram presas naquele período. E hoje, pela luta e pela resistência do nosso povo, vemos essas pessoas contribuindo para que o Brasil possa ser cada vez mais progressista e avançado.
Lamentavelmente, ao mesmo tempo, temos que registrar o doloroso assassinato da procuradora federal Ana Alice Moreira de Melo e prestamos a nossa solidariedade a sua família.”
Eleonora Menicucci assume dando prioridade ao combate à violência contra a mulher