Sem categoria

Chilenos afetados por terremoto em 2010 desmentem governo

Parlamentares de oposição e pessoas que foram afetadas pelo terremoto que atingiu o Chile em 27 de fevereiro de 2010 desmentiram os avanços divulgados pelo governo sobre a reconstrução de locais afetados.

O senador Alejandro Navarro assegurou que "as porcentagens sempre escondem realidades concretas" e que "claramente não houve um avanço de 68% na reconstrução da região de Bio bío", uma das zonas mais afetadas pelo desastre natural.

Segundo ele, na cidade de Dichato "não existe uma só habitação nova construída no início do terceiro ano desde que ocorreu o tsunami". "O que aconteceu foi uma boa recuperação de vias, mas persiste uma péssima recuperação das casas", concluiu.

O governo chileno está preparando um giro do presidente Sebastián Piñera pelas zonas afetadas pelo terremoto de 8,8 graus na Escala Richter que, juntamente a um maremoto, causou a morte de mais de 400 pessoas e prejuízos de cerca de US$ 20 bilhões (cerca de R$ 34,5 milhões) em fevereiro de 2010.

Fonte: Ansalatina