Sem categoria

Havana sediará 8° Congresso sobre Educação Superior

Acontece de 13 a 17 de fevereiro, na cidade de Havana, em Cuba, o 8° Congresso Internacional de Educação Superior – Universidad 2012. O evento é organizado pelo Ministério de Educação Superior e pelas Universidades da Republica de Cuba.

De acordo com a organização, o Congresso trará como tema “A Universidade por um desenvolvimento sustentável”, com vistas a reafirmar a responsabilidade da Educação Superior com a sociedade e seu tempo, e propiciar um espaço para a reflexão e o debate.

Reafirmando as relações Brasil/Cuba, durante o evento, também será realizado o 5º Fórum Internacional das Organizações Sindicais de Educação. Dentre os brasileiros que participarão do Fórum esta a secretária de Serviços Públicos e do Trabalhador Público da CTB, Fátima dos Reis.

Segundo informações da CTB, a Fátima Reis será responsável por um dos painéis do Congresso, que discutirá a “Economia e Financiamento do Ensino Superior”. A sindicalista foi convidada devido a sua contribuição com a pesquisa apresentada em sua dissertação de mestrado – Reforma do Estado Brasileiro entre 1995 e 2002.

Segundo Fátima Reis, o Congresso será uma grande oportunidade de intercâmbio junto a trabalhadores do setor de educação de todo o mundo. “Sem dúvida a troca de informações será muito rica”, afirmou a dirigente da CTB e da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra).

Sobre o evento

O Congresso ocorre a cada dois anos e é considerado um dos maiores eventos sobre educação em nível mundial. O mais recente, realizado em 2010, reuniu cerca de quatro mil trabalhadores acompanharam as atividades. O Brasil é um de seus realizadores, por meio da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior.

Joanne Mota, com informações do Portal da CTB