Rejane propõe realização de quatro audiências públicas

 Na primeira reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro deste ano, a deputada Enfermeira Rejane (PCdoB/RJ), solicitou a realização de quatro audiências públicas, que visam o aprimoramento na área de saúde do estado do Rio, bem como fornecer ao mercado de trabalho pessoas mais eficientes e capazes.

 “A nossa Carta Magna garante em seu artigo 196, que a saúde é direito de todos e dever do Estado, assim como o seu acesso universal e igualitário. No entanto, para termos saúde de qualidade não basta investimento na área estrutural. Precisamos qualificar e valorizar o profissional. A proposta apresentada à comissão vai ao encontro deste objetivo. Queremos discutir a formação dos profissionais da enfermagem e o acesso da população ao serviço”, adiantou Rejane.

Os temas sugeridos pela parlamentar, que integra a comissão, são: “a saúde no sistema penitenciário”; “cursos de formação técnica de enfermagem, seu conteúdo e real capacitação profissional”; “formação dos cuidadores de idosos”, e criação cargo público de especialista em vigilância sanitária.

“Diante das declarações na mídia, tanto do governador quanto do titular da Secretaria de Estado de Saúde, sobre a proposta de criação do cargo de especialista em vigilância sanitária, nos vimos obrigados a colocar este assunto em pauta. Precisamos esclarecer como se dará o reenquadramento dos atuais servidores que exercem a mesma função dos futuros ocupantes do cargo, pois há rumores de que serão remanejados para outras secretarias e laboratórios centrais de saúde pública – Lacens”, explicou.